Setecidades Titulo Em São Bernardo
Cuidados com a saúde são destaque durante ação social

EE José Gonçalves recebeu o Diário nos Bairros, que ofereceu serviços gratuitos à população no sábado

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
03/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A 14ª edição do Diário do Grande ABC nos Bairros levou à EE José Gonçalves de Andrade Figueira, no Jardim da Represa, em São Bernardo, cuidados com a saúde, higiene pessoal e atividades de lazer. Quem compareceu à ação, sábado, pôde aferir pressão arterial, fazer teste de glicemia e IMC (Índice de Massa Corporal), avaliação odontológica e exame oftalmológico.

“Tem pessoas que chegaram aqui (no evento) e nunca tinham feito teste de glicemia, e muitas estavam com o índice bem acima do normal, indicando o início de diabete ou, até mesmo, que a doença já está instalada e a pessoa nem imaginava”, relatou Raimunda Cilira, enfermeira-docente do Instituto Constelação, que fez mais de 200 atendimentos. 

Mesmo cenário foi observado por Jô Maciel, auxiliar de vendas da ótica Ultra Visão, responsável por mais de 50 exames. “Muitas pessoas chegaram aqui sem saber que tinham algum problema de visão. Então, esta é uma ótima oportunidade para a comunidade ter acesso rápido a esse tipo de procedimento”, contou.

O estudante Ailton de Brito Lins, 17 anos, morador do Parque Imigrantes, estava acompanhando dos três sobrinhos mais novos. “Esta ação é muito boa porque as atividades de entretenimento incentivam as crianças a saírem de casa para fazer alguns exames que, normalmente, elas se recusam a fazer.” 

Residente do Jardim Pinheirinho, a artesã Luciana Neiva, 40, destacou que ela e toda a família realizaram os testes médicos disponíveis. Além disso, o filho, o cunhado e o sobrinho aproveitaram para cortar o cabelo. “Outra parte boa é que as crianças podem brincar à vontade.”

Para contribuir com a saúde mental, a Êxito Psicologia e Educação ofereceu plantão psicológico a quase 40 pessoas. “Acolhemos a população, fazemos a escuta qualificada, compreendemos qual é a emergência e organizamos estes pensamentos para que ela possa buscar, sozinha, o acompanhamento psicológico ou encaminhamos para o Caps”, explicou Carlos Eduardo Sanches, psicólogo.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo disponibilizou consulta jurídica. Marcelo Pedro Monteiro, presidente da comissão de cidadania e ação social, disse que realizaram cerca de 12 assistências em áreas variadas, como direito familiar, previdenciário e trabalhista. 

Já a Escola de Cabeleireiros Saturno proporcionou corte de cabelo para mais de 70 adultos e crianças. “É muito gratificante porque esta é oportunidade para os alunos aprenderem enquanto ajudam”, observou Izabel Saturno da Silva, diretora da escola de cabeleireiros.

Para as crianças, um dia de diversão

Escorregador inflável, cama elástica, oficina de skate, escultura de bexigas, pintura facial e algodão-doce também fizeram parte da ação social do Diário. “Já vim pela manhã e estou aqui de novo (por volta das 13h30) para minha filha poder aproveitar as atividades”, relatou Abrão Gomes, 53 anos, operador de máquinas pesadas do Jardim da Represa. “Esta é uma oportunidade para os pais, que não podem levar os filhos para um parque, darem a eles uma boa oportunidade para se divertirem”, comentou.

“Esta ação permite unir a comunidade e trazer as crianças para dentro da escola, evitando que fiquem nas ruas”, afirmou Tiago Kawakami, presidente do Instituto Sustentabilidade.

Na avaliação de Denis Mendes, o Denis Buiu, instrutor de skate do skatepark Jump The Gap, que forneceu oficina a 69 crianças, promover atividades diferenciadas dentro da escola estimula as crianças a sentirem prazer em frequentar o local. “Além disso, os jovens conheceram mais um esporte e, caso tenham interesse, podem continuar a praticá-lo para, quem sabe, ter um futuro dentro do skate.”

Segundo Sandra Aparecida Verrillo, diretora da EE José Gonçalves de Andrade Figueira, mais de 300 pessoas passaram pelo evento. “Normalmente, o público da Escola da Família aos sábados é de 150 pessoas, mas hoje (sábado) tivemos um número bem maior”, salientou. “Fico muito feliz e percebo na fisionomia do público que estão gostando.”

A 14ª edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, no Jardim da Represa, encerrou com o sorteio de dez cestas básicas e dez pares de ingresso de cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;