Internacional Titulo
Japão registra a menor taxa de natalidade da história
Da AFP
01/06/2006 | 12:04
Compartilhar notícia


A taxa de natalidade no Japão em 2005 foi a menor da história do país, com uma média de 1,25 filho por mulher , anunciou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde.

O índice de natalidade foi de 1,29 filho por mulher em idade fértil em 2003 e 2004. No ano passado seguiu a trajetória de queda progressiva, uma tendência registrada no Japão há mais de 30 anos.

Desde 1975 a taxa de natalidade japonesa está abaixo de dois filhos por mulher, o que confirma o grave problema demográfico da segunda maior economia do mundo.

Entre as causas do fenômeno está o aumento de japonesas que decidem não ter filhos para se dedicar à profissão, pois maternidade e vida profissional geralmente são irreconciliáveis no país devido a falta de creches e a discriminação da qual as mães de família que trabalham são vítimas.

No total, 70% das trabalhadoras japonesas abandonam seus empregos quando têm o primeiro filho.

O governo prevê que, caso não seja adotada nenhuma medida para impedir o fenômeno, o Japão terá apenas 60 milhões de habitantes em 2100.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;