Memória Titulo Memória
O Santos bicampeão em Santo André

Revivida a concessionária Chevrolet que fez história

Por Ademir Medici
18/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Gostaria de salientar que o material que estou enviando está carregado de muita emoção e saudades de meu pai e de meu irmão.”

Cf. Mario Menezes Júnior, em mensagem à Memória.

O espaço ocupado durante boa parte do século XX pela Companhia Lidgerwood do Brasil, em Santo André, serviu à Diasa (Distribuidora e Importadora de Automóveis S.A.) – revendedora de modelos Chevrolet, e hoje volta a ter função industrial. Algo inédito. 

No processo de desindustrialização do Grande ABC, geralmente as antigas fábricas se transformam em espaços comerciais, de serviços e/ou habitacionais. No caso, o que foi fábrica, virou concessionária de automóveis e volta a servir à indústria como um dos setores da Bridgeston-Firestone.

Mas quem conta esta história é Mário Menezes Junior, nosso novo colaborador, hoje residente em Itatiba e que nunca deixou de ler Memória, graças ao milagre da internet. 

As fotos que Mário Júnior separou são simplesmente geniais, como genial sempre será Edson Arantes do Nascimento, amigo do saudoso Mário Cordeiro de Menezes.

Diasa. Pelé. E que taça...

Texto: Mario Menezes Júnior


Encaminho fotos e um pouco da história da Diasa e de meu pai, que acabaram se fundindo em uma só.

O artigo selecionado foi publicado na revista Vida na GMB por ocasião da nomeação da Diasa como concessionária Chevrolet em 1959. 

O endereço era Rua General Glicério, 204, nas antigas instalações da Irmãos Di Giulio e Cia. Ltda. Tinha como vizinhos o Hotel Tupy e a Casa Tóquio. Os sócios principais eram meu pai e o Rubens Audino, que já vinham como sócios na Auto Mecânica Carlos Gomes e que ficou instalada muitos anos nas antigas instalações da Tecelagem Tognato na Rua Santo André esquina com Rua Siqueira Campos. A partir de 1963 meu pai assume, sozinho, a empresa.

Em 1969 a Diasa mudou-se para imóvel próprio na Avenida Artur de Queirós, já preparada para o lançamento do Opala.

Como meu pai tinha amizade pessoal com o Pelé, era comum a visita de jogadores do Santos FC na Diasa. Numa recepção, levaram a taça do bicampeonato mundial do clube.

O menino sociólogo de Santa Terezinha

Jorge Joaquim Magyar. Sociólogo, com especialização de administração pública e museologia. Responsável pela Seção de Pesquisa e Memória de São Bernardo. Figura importante na organização dos Congressos de História do Grande ABC, dos quais participa desde a primeira edição, em 1990 – à época funcionário do Museu de Santo André.

O menino da Vila Santa Terezinha, com sua personalidade reservada, quase tímida, sorriso fácil, é orientador de todas as horas. Preocupadíssimo com a construção da memória regional. Verdadeiro animador cultural. Ele também participou da reunião que abriu, aqui no Diário, o Encontro Paulista de Literatura, iniciativa da Editora Matarazzo.

Interação com Facebook

‘O mundo, de cabeça para baixo’


Dia chegará que o faminto terá única escolha para se banquetear com um saboroso naco de carne.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 18 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sábado, 18 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6992

Manchete – Salário pode mudar para evitar greve. A reposição salarial dos próximos três meses será em torno de 7%, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Automobilismo – Brasil já faz o carro do ano 2000. Até pouco tempo atrás, muitos imaginavam que o carro do futuro seria igual ao dos desenhos animados. Um carro que fala, voa e esbanja traços futuristas em seu design. Reportagem: Marli Popolin.

Em 18 de fevereiro de...

1919 – Chegam a São Paulo, vindos de Santos, em trem especial que cruza o Grande ABC, o almirante Caperton, o embaixador Edwin Morgan, nove oficiais, três inferiores e diversos marinheiros de uma esquadra norte-americana.

Nota – Tornara-se usual a leitura de jornais por moradores da região para saber das próximas passagens de trens especiais com personalidades nacionais e estrangeiras. Uma forma de avistá-las, mesmo que em poucos segundos nas várias estações.

O mesmo se dava pela Estrada do Vergueiro, ou Caminho do Mar, recém-restaurado, cruzando Rio Grande (hoje Riacho Grande), São Bernardo, Meninos (hoje Rudge Ramos) e outros povoados.

Um exemplo: os jogadores de futebol que iam ou vinham de Santos para jogos no Litoral ou na Capital.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 18 de fevereiro:

Em São Paulo, Bady Bassitt, Cajamar, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Embu das Artes, Itapevi, Luiziânia, Pardinho, Peruíbe, Sagres, Salmourão, Saruitaiá e Taguaí.

No Amazonas, Ipixuna

No Rio Grande do Norte, Nísia Floresta

Em Santa Catarina, Piratuba

No Rio Grande do Sul, Roca Sales

No Paraná, Salto do Lontra

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Flaviano

Bv. João de Fiesole




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;