Setecidades Titulo Sujeira
Terreno vira ponto de descarte de lixo em Mauá

Entrada de estacionamento do Parque Guapituba tem sido usada irregularmente pela população

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
23/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


De nada adianta a placa alertando a população de que naquele local é proibido jogar lixo. A entrada do estacionamento do Parque Guapituba, em Mauá, é um ponto já viciado de descarte de entulho. Dos dois lados dos portões, montanhas de lixo se acumulam, atraindo baratas, ratos e outras pragas urbanas para dentro das residências da Rua Marcos Andreotti, que fica bem ao lado.

“Infelizmente, as pessoas não têm educação. A Prefeitura vem e limpa em um dia, no outro já tem lixo de novo”, lamentou o auxiliar de enfermagem Vagner Roberto da Silva, 49 anos. “Aí todo tipo de bicho entra nas casas”, completou.

A dona de casa Juliana Ribeiro, 32, afirmou que a situação se agravou nas últimas semanas, com a administração municipal deixando de realizar a coleta deste tipo de material rotineiramente. “Moro aqui há cinco anos e sempre foi assim. As pessoas jogam de tudo. A diferença é que antes a Prefeitura retirava com mais frequência”, avaliou.

O metalúrgico aposentado Marcelo Pereira dos Santos, 47, está de mudança de Mauá para Cerquilho, no Interior do São Paulo, e também reprovou o comportamento da população. “Sempre que passo aqui está deste jeito. A culpa é dos próprios moradores, que não colaboram. Agora resolveram colocar fogo, em tempo de cair um poste e acontecer um acidente”, pontuou.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Mauá informou que a coleta domiciliar na Rua Marcos Andreotti é realizada às segundas, quartas e sextas-feiras no período diurno. “A limpeza na porta do estacionamento do Parque Guapituba, onde há lixeira e placas de proibido jogar lixo, já está no cronograma, e o local será limpo até o dia 25”, completou a nota.

O munjcípio conta com cinco ecopontos gratuitos, que destinam corretamente os materiais recicláveis, entulho de pequenas obras (cinco sacos por pessoa), eletrônicos, eletrodomésticos, pneus (até quatro por morador) e unidades volumosas (até duas), como sofás e colchões. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;