Memória Titulo
A Suburbana de Emílio Schoeps na capa desta agenda

Fundação Pró-Memória de São Caetano redescobre original que foi capa de livro lançado em 1993

Por Ademir Medici
02/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A Agenda Histórica da Fundação Pró-Memória, para este ano de 2019, é dedicada aos 135 anos da Estação Ferroviária de São Caetano (1883-2018). E, surpresa, na primeira contracapa aparece esta foto maravilhosa feita por Emilio Schoeps em 1955. A foto foi por nós escolhida como capa do livro Migração e Urbanização, a Presença de São Caetano na Região do ABC (Editora Hucitec, PMSCS, 1993).

A foto de Emilio Schoeps foi batizada pelo autor de “Suburbana”. Como integrante do Câmera Clube de Santo André, Sr. Emílio a inscreveu em pelo menos dois concursos, o Salão Internacional de Arte Fotográfica de São Paulo, promovido pelo Foto Cine Clube Bandeirante, e 2º Salão Nacional de Arte Fotográfica, do Foto Cine-Clube de Osvaldo Cruz, em 1958.

Feliz pela escolha da sua foto para o livro de São Caetano, 25 anos atrás, Emílio Schoeps doou o original ao Museu de São Caetano. Hoje faz parte do Acervo Histórico da Fundação Pró-Memória.

 

MAIS QUE UMA AGENDA

A Agenda Histórica da Fundação Pró-Memória de São Caetano segue o padrão das anteriores: luxuosa, recheada de ilustrações e efemérides. “Que o nosso dia a dia seja enriquecido de conhecimento, a partir do conteúdo da Agenda Histórica 2019”, assinala Charly Farid Cury, presidente da Pró-Memória, na apresentação.

E está lá, no rodapé do dia 2 de janeiro: “64 anos da inauguração do Estádio Municipal Anacleto Campanella (1955)”.

Uma mão na roda para quem faz memória todos os dias do ano.

 

FINAIS 4 e 9

A seção das efemérides vai se enriquecendo. De tal maneira que, a cada ano, é preciso fazer uma seleção de fatos. Daí privilegiarmos os anos com finais redondos: foram 3 e 8 em 2018, serão 4 e 9 em 2019.

Um exemplo: em 1714 era inaugurada a Capela do Pilar, em Ribeirão Pires, 305 anos de história em 2019.

Um exemplo de São Caetano: em 1959 era fundada a Liga Sancaetanense de Futebol, 70 anos de história em 2019.

Um exemplo regional: os 65 anos de fundação da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo), de 1954.

Um exemplo estadual: os 465 anos oficiais de São Paulo de Piratininga, dos grandes festejos do 4º Centenário realizados em 1954. E assim por diante.

De cinco em cinco anos, novas efemérides arredondadas. Caso dos 90 anos da conquista do campeonato estadual de futebol amador pelo São Caetano EC, em 1929, o primeiro grande título do esporte local – e daquela jornada aprendemos muito com o saudoso Jacob João Lorenzini, figura sempre presente ao Palacete De Nardi, sede do Museu Municipal de São Caetano.

 

EMÍLIO SCHOEPS (1925-2014)

As fotos do andreense Emílio Schoeps são tecnicamente perfeitas. Correram mundo, via Câmera Clube de Santo André. Artesão-marceneiro, daqueles antigos, talentosos, Sr. Emílio ensinou desenho técnico na Escola Júlio de Mesquita, em Santo André, durante 36 anos. Graças a ele levantamos a história da instituição, gravando depoimentos de vários antigos professores.

Uma foto maravilhosa que leva a assinatura de Emílio Schoeps foi tirada na passarela de ferro e madeira de Paranapiacaba, sob a neblina típica do lugar – um modelo ensaiado posteriormente por vários outros fotógrafos.

O olhar do marceneiro empregado na arte de fotografar, tal é qual o entalhador Beltran Asêncio, o fotógrafo de São Bernardo, colega de Emílio Schoeps no Câmera Clube.

 

VALEU...

Sendo assim, parabéns Pró-Memória. Obrigado presidente Charly. O ano começa bem com esta Agenda Histórica, que ao fim de 2019 estará recheada de manuscritos dentro do projeto maior de construção da memória deste Grande ABC em permanente mutação.


Interação com o Facebook

‘O verdadeiro espírito maranhense’

Bruxões e bruxinhas estão em liberdade, passeiam pelo encantado mundo dos homens. De repente, com os corações iluminados, os parlamentares decidem, repetindo o dia do fico, prorrogar o mandato do presidente Sarney.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 1º de janeiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 1º de janeiro de 1989 – ano 31, edição 6951

Transição em São Bernardo – Mauricio Soares, o novo prefeito, tem plano para desestimular imigração, conforme entrevista concedida ao jornalista Rodolfo C. Bonventti.

Aron Galante, o prefeito que sai, sonha com o Congresso em 1990, segundo entrevista concedida à jornalista Cleusa Carmona.

Educação – Vai mudar tudo no vestibular do IMS (Instituto Metodista de Ensino Superior), hoje Universidade Metodista. Serão mais questões dissertativas e menos testes de múltipla escolha.

Turismo – O bicentenário da Revolução Francesa. O ano de 1989 será marcado na França por diversas festividades teatrais, shows e reconstituições históricas dos 200 anos da Revolução Francesa, que enfoca a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Ela & Ele – Videntes preveem indefinição e incentivo à beleza.

 

Em 2 de janeiro de...

1919 – O Brasil FC, do Distrito de Santo André, realizou no último dia de 1918 um baile no Teatro Carlos Gomes pela vitória dos aliados.

Nota – O primitivo Carlos Gomes ficava na Rua Coronel Oliveira Lima, junto ao atual Largo da Estátua – Praça Embaixador Pedro de Toledo –, imóvel que ainda existe.

A guerra acabou. Do noticiário do Correio Paulistano: as tropas italianas estão prontas para ocupar o Sul da Alemanha.

Do noticiário do Estadão: os navios de guerra maximistas travam combate com a esquadra inglesa.

De um artigo assinado por Medeiros e Albuquerque: a censura no Brasil, que provavelmente terá acabado, acabada a guerra, foi sempre uma extravagância. Em vez de servir para impedir a divulgação de fatos que pudessem interessar aos inimigos, serviu apenas de arma política interior.

Em sinal de regozijo pela entrada do ano, o presidente do Estado, Altino Arantes, assinou decreto concedendo perdão ao sentenciado Riscallah Labaki, condenado pelo júri da Capital em 2012 a pena de 25 anos de prisão celular.

Nota – Outros decretos de indulto foram assinados, 100 anos atrás, tradição que chega aos dias atuais e que pode terminar, segundo promessa do presidente Jair Bolsonaro.

1969 – Prefeito Élio Bernardi encaminha projeto de lei à Câmara criando o Pronto-Socorro Municipal de Mauá.

1984 – Novo Pronto-Socorro de Diadema, inaugurado em 8 de dezembro de 1983, entra em funcionamento.

 

Santos do Dia

Basílio Magno

Gregório Nazianzeno

Argeu

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 2 de janeiro:

No Maranhão, Bacuri

Na Paraíba, Baía da Traição e Gurjão

Em Minas Gerais, Capela Nova

No Espírito Santo, Castelo

No Rio Grande do Norte, Lagoa Nova

Em Alagoas, Maravilha

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;