Política Titulo Ele próprio
Mauá terá dois secretários de Saúde, diz Atila

Prefeito de Mauá se denomina titular político do setor, mas diz que área terá técnico para administrar

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
09/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Após a saída do ex-vice-prefeito de Mauá Márcio Chaves (PSD) da Secretaria de Saúde em seu governo, o prefeito mauaense, Atila Jacomussi (PSB), declarou que o substituto do pessedista será quadro técnico, “um médico”, e assegurou que a cidade terá dois titulares da Pasta.

“Haverá um secretário de Saúde técnico, que vou escolher com calma. E outro será o secretário da Saúde político, que serei eu mesmo, Atila Jacomussi”, disparou o socialista. “O povo de Mauá pode ficar tranquilo que terá a melhor Saúde do Estado. Será o foco do meu mandato”, emendou.

Chaves ficou pouco menos de um ano como secretário de Saúde de Mauá, já que, em dezembro, se desligou do governo Atila para assumir a Pasta de Saúde na administração do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). Por enquanto, quem administra o departamento em Mauá é Samara Kielmann, que era adjunta de Chaves, porém, ela é cotada a migrar também para Santo André – tem, inclusive, comparecido com constância no Paço andreense.

“Nós temos de ter calma neste processo. Herdamos a Saúde cheia de dívidas e desestruturada, um verdadeiro inferno. Mas vamos colocar a Saúde nos trilhos, tirá-la da UTI”, garantiu Atila.

O Diário apurou que nesta semana Atila vai conversar com cotados para a Pasta. Ambos são médicos e com experiência no setor público, uma vez que trabalharam em administrações da Região Metropolitana e do Litoral paulista.

Há também especulação em torno do médico Vanderley da Silva Paula, ex-diretor do Hospital Estadual Mário Covas, de Santo André, e atualmente superintendente do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini. Porém, essa possibilidade ficou remota, apesar de Vanderley já ter pedido demissão da função que hoje exerce no maior equipamento público de Mauá.

O futuro secretário de Saúde de Mauá terá como principal objetivo pacificar a relação com a FUABC (Fundação do ABC), gestora do sistema de Saúde municipal. O vínculo do governo Atila com a Fundação melhorou com a escolha do advogado Carlos Maciel, de São Bernardo, para comandar a instituição regional, entretanto, a cobrança de dívida antiga e incremento na segurança jurídica do contrato ainda não foram bem definidos entre as partes. Além disso, o novo titular do setor em Mauá precisará lidar com constantes problemas no Hospital Nardini, que sofre com filas e macas nos corredores. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;