D+ Titulo
Cuidados com o bebê
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
14/09/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Mãe de primeira viagem tem medo de tudo. Dar banho no bebê, trocar fraldas, cuidar do umbigo, limpar as orelhinhas. Foi pensando nesses temores e nas mais variadas dúvidas que o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros fez o livro Seu Bebê em Perguntas e Respostas - Do Nascimento aos 12 Meses (MG Editores, 136 páginas, R$ 28,50).

Escrito na forma de perguntas e respostas, a obra aborda diversos assuntos do início de vida da criança: tabela de peso e altura, segurança no transporte dos pimpolhos em veículos, como equilibrar o sono, imunização, comportamento, alimentação e medicação.

"Este livro foi escrito com o objetivo de ajudar as mães a cuidar de seus filhos e estabelecer com eles uma relação de amor e confiança", explica o autor na introdução.

À espera - O pediatra procura indicar as mães em o que fazer antes mesmo de o bebê chegar. Entre os principais conselhos está o momento certo de procurar um pediatra após a constatação da gravidez.

As recomendações seguem também sobre como proceder no quando se deixa a maternidade, onde o bebê deve dormir nos primeiros dias de vida e quanto tempo depois a mãe pode sair com a criança.

Para quem tem dúvidas sobre amamentação, também é oferecida uma série de dicas. "A orientação correta é oferecer-lhe os dois seios sempre que o filho manifestar o desejo de mamar", diz trecho do livro.

Dicas

-Para uma consulta detalhada, é ideal que o bebê seja avaliado pelo pediatra ao completar 15 dias de vida ou logo depois que deixar o berçário, se tiver apresentado algum problema.

-Caso não tenha leite, mantenha a calma que a produção iniciará. Se isso não acontecer, pergunte ao pediatra a melhor forma de saciar a fome da criança.

-Nos primeiros 28 dias de vida, o bebê é considerado recém-nascido. Portanto, apenas o leite materno basta, não é necessário dar água.

-A posição ideal para acomodar o recém-nascido é de lado, com apoio nas costas, uma espécie de ‘segura-nenê'.

-O banho de sol pode ser tomado a partir dos 2 meses em qualquer local, respeitando os limites de horário.

-Para evitar assaduras, as fraldas devem ser trocadas constantemente e a pele deve manter-se seca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;