Política Titulo Com críticas de petistas
Diadema aprova parceria com associações de habitação

Projeto que prevê que entidades doem moradias por abatimento de dívidas passa em 1º turno

Por Júnior Carvalho
04/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Com críticas da oposição, a Câmara de Diadema aprovou ontem, em primeiro turno, projeto do governo Lauro Michels (PV) que permite a associações de habitação formarem parcerias com o Paço e doarem moradias em troca do abatimento de dívidas.

Oposicionistas, porém, prometem apresentar emendas à medida para a apreciação em definitivo, na semana que vem. Líder da associação Pró-Moradia, o vereador Ronaldo Lacerda (PT) classificou o texto como “inconsistente”. Segundo o parlamentar, o projeto formulado pelo governo tem vários pontos que precisam ser modificados, como a comissão que avaliará os valores das unidades a serem doadas como forma de pagamentos dos débitos.

O projeto do Executivo prevê que essa atribuição seja delegada a grupo já existente nas secretarias de Habitação e de Obras que realiza avaliação de imóveis a serem adquiridos pela Prefeitura, mas o petista entende que uma nova comissão seja criada especificamente para atender esses casos ligados aos movimentos de moradia.

Outro ponto questionado pelo parlamentar é a falta de alternativas para casos em que condomínios erguidos não possuírem unidades disponíveis para negociação com o Paço. “Também há casos em que as unidades não são gerenciadas por associações, mas pelos moradores”, explicou o parlamentar.

Lacerda destacou que a secretária de Habitação, Regina Gonçalves (PV), esteve ontem no Legislativo, mas que não foi possível, segundo o parlamentar, debater detalhes do texto. “Aprovamos em primeira discussão, mas queremos ampliar o debate para a próxima votação”, frisou o petista, que prometeu apresentar emendas à proposta.

A medida prevê que associações de moradia negociem com o Paço dívidas, como impostos não recolhidos. Durante a votação de ontem, integrantes de movimentos de moradia também pediram que a Câmara acelerasse a apreciação de outra medida do Executivo que prevê o desmembramento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em empreendimentos populares, que hoje é unificado. A votação do projeto, porém, ficou para semana que vem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;