Diarinho Titulo
Troca o ano todo
Por Nayara Fernandes
Do Diário do Grande ABC
21/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A 12ª Feira de Troca de Livros do ABC Plaza Shopping, em Santo André, termina hoje (21), quando ocorre a oficina de criação de tirinhas, feita pelo ilustrador Gilmar, às 15h, no Espaço Diarinho. Por lá dá para trocar volumes literários, didáticos e ainda fazer doações. Mas a troca não acaba aí.

Você tem o ano todo para poder participar de outros eventos desse tipo. No domingo (28), por exemplo, é dia de fazer a troca no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano, das 10h às 16h. É sempre no último domingo do mês.

Solleiano Gimenes, 10 anos, de São Caetano, é assíduo frequentador. Ele está sempre à caça de uma nova aventura e faz do livro seu melhor companheiro. "Prefiro ler do que jogar videogame ou ficar no computador. Assim fico criativo e aprendo mais", diz. Da última vez, realizou 17 trocas. "Quando faço isso, penso nas pessoas que poderão aprender tanto quanto eu aprendi lendo aquele livro."

Os sebos também são uma opção para Solleiano. Quando não encontra o que procura na feira, recorre a esses lugares que vendem livros, gibis e CDs usados por preços mais baixos, além de também fazer trocas, desde que sejam equivalentes. Mas é raro encontrar obras didáticas, que precisam estar sempre atualizadas, e dicionários com a nova ortografia. A maioria é paradidático.

Há mais locais para troca e doação

- Em São Bernardo, o Espaço Troca Livro (Av. Francisco Prestes Maia, 624, tel.: 4122-5983) funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h30, e sábado, das 8h às 13h30. Faz troca de obras de literatura, CDs, DVDs e gibis.

- Em São Caetano, o Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, tel.: 4227-7600) funciona das 10h às 16h, de segunda a sexta para trocas. Há livros didáticos, mas é preciso verificar com cuidado porque podem estar desatualizados.

- Em Santo André, o Sesc (Rua Tamarutaca, 302, tel.: 4469-1200) promove a Feira de Trocas sempre na penúltima sexta-feira (das 11h30 às 21h) e penúltimo sábado (das 9h30 às 17h) de cada mês.

- Em Diadema, as bibliotecas municipais aceitam doações, mas não fazem trocas. Para saber onde doar ligue para 4055-9202 ou 4055-9203.

- Nesses locais não há limite de trocas; apenas deve-se respeitar a equivalência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;