Memória Titulo MEMÓRIA
Santo André em obras
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Pelos anos e décadas afora, Newton Brandão jamais escondeu o orgulho de ter tocado – e concluído – muitas obras em Santo André, com destaque para o Centro Cívico e o Sistema Viário da Avenida Perimetral.

Na verdade, houve uma continuidade de obras por vários prefeitos, de Fioravante Zampol às duas primeiras administrações de Newton Brandão, passando pelas de Antonio Pezzolo e Lincoln Grillo.

Celso Daniel – já escrevemos aqui – atuou como estagiário nas obras do Centro Cívico e mesmo na sua gestão inicial (1989-1992) concluiu obras dos antecessores, caso do Viaduto Luiz Meira, junto às fundações universitárias.

A continuidade de gestões foi importante na fase contemporânea de Santo André. Antes, ao longo da primeira metade do século 20, sem os recursos advindos do período que começa na década de 1960, não havia muito a se realizar em termos de planejamento urbanístico. Mas havia o que se pode chamar de resíduos do período rural.

VELHOS CAMINHOS

Já no começo do mesmo século 20, a industrialização no eixo Santo André a São Caetano obrigou a Prefeitura de São Bernardo, hoje Santo André, a realizar obras pontuais.

Chegava a indústria. Crescia a população. Foi preciso um esforço enorme para que o território andreense – carente de urbanização – se preparasse para os novos tempos.

Assim, foram melhoradas as condições de acesso ao industrial bairro Ipiranguinha. E vias seculares como as atuais Portugal, Catequese, Carijós, Oratório, Caminho do Pilar, serpenteando caminhos, foram aproveitadas pela malha urbana nascente do século 20.

Para a passagem das antigas jardineiras, faixas de pavimentação asfáltica emolduraram vias como a Dom Pedro I, até então inteiramente de chão batido – as vias continuaram de terra, só com a faixa estreita para a passagem dos veículos automotores.</CW>

ILUSTRAÇÕES

As fotos de hoje são da visita a Santo André do engenheiro Paulo Maluf, ele mesmo, então secretário de Transportes do Estado no governo Laudo Natel. O visitante percorre as obras do novo prédio do Fórum, no Centro Cívico. Uma das fotos o Diário publicou, a do prefeito Newton Brandão e Maluf se esgueirando por entre os andaimes da obra.

A segunda foto, inédita, traz a comitiva mais completa. Alguns conhecidos na política e na administração andreenses, casos do vereador Zanei e do engenheiro Nakai. E quem é aquele magrelão, de camisa branca, sem paletó e de gravata ao fundo? Vocês conhecem?


News Seller há 50 anos

Domingo, 22 de janeiro de 1967 – ano 9, edição 455

Manchete – Prefeitura de Diadema vai conceder isenção do imposto predial à casa própria do operário


Em 22 de janeiro de...

1842 – Lei provincial define as divisas entre a Freguesia de São Bernardo e Santo Amaro.

1917 – A nova mesa da Câmara de São Bernardo defende a extinção do cargo de inspetor literário. A função seria acumulada pelo prefeito Saladino.

A guerra. Do noticiário do Estadão: entra no Porto do Rio de Janeiro o navio de guerra inglês Edimburg Castle.

1932 – São Bernardo inaugura pavilhão industrial na Exposição da Água Branca, em São Paulo.

Passa a vigorar o ato número 24 da Prefeitura de São Bernardo, assinado pelo prefeito Armando Setti, e que dá nome a três escolas do atual Grande ABC:

1ª – Escola Municipal João Ramalho, a escola que funciona no bairro Santo Antonio, provavelmente o atual bairro dos Casa, em São Bernardo.

2ª – Escola Municipal Martim Afonso de Souza, a escola recém-criada na localidade de Campo Grande, em Paranapiacaba.

3ª – Escola Municipal Santo André da Borda do Campo, que funciona no bairro Piraporinha.

As denominações foram dadas às escolas em comemoração ao 4º centenário de fundação da Capitania de São Vicente.

1942 – Decreto-lei 4.048 cria a Escola Senai, de Santo André. Fonte: NS, 19-8-62.
Falece Agostinho Pelosini, empresário de São Bernardo.

1977 – Prefeito Antonio Pezzolo, de Santo André, inaugura o Posto de Puericultura Dr. Leonardo Soldani, no bairro Cata Preta.

Morre a cantora e compositora Maysa, 40 anos, em acidente na ponte Rio a Niterói.


Município Paulista


Hoje é o aniversario do mais antigo município brasileiro, São Vicente, fundado em 1532 pelo navegador Martim Afonso de Souza.

Há registros de que esta primeira vila do Brasil já existia em 1502, que é o ano da passagem por ela do navegador Américo Vespúcio na sua viagem a Cananéia.

São Vicente faz divisa geográfica com o Grande ABC.


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 22 de janeiro:
No Piauí, Bertolínia.
No Ceará, Icapuí.
Em Goiás, Quirinópolis.


Santos do Dia


Anastácio. Origem: persa; profissão: mágico. Atraído pelo cristianismo, abandonou a magia e foi morar na casa de um ourives cristão, cuja profissão aprendeu. Batizado em Jerusalém, recebeu o nome de Anastácio. Foi martirizado no ano 628.

Vicente da Espanha

Vicente Palotti


Diário há 30 anos

Quinta-feira, 22 de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6347

Manchete – Governo fecha acordo com credores. País terá seis anos, com três de carência, para pagamento da principal da dívida externa

Funcionalismo – Prefeito Newton Brandão concede 30% de reajuste salarial aos servidores.

Informática (Ivone Santana) – Robôs já atuam na indústria automobilística.

Negócios – Telecheque inaugurado para sócios da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Polícia – Mistério envolve cadáver encontrado em Rio Grande da Serra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;