Política Titulo Médico da rede municipal
Paço de S.Caetano aposenta Pinheiro compulsoriamente
Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
21/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de São Caetano aposentou compulsoriamente, aos 73 anos, o ex-prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), médico concursado da rede municipal de Saúde. A aposentadoria do peemedebista foi publicada ontem no Diário Oficial e está amparada pelo inciso 2º, parágrafo 1º, artigo 40 da Constituição Federal.

Cirurgião plástico de formação, Pinheiro atendia como clínico geral nos centros da terceira idade da cidade. Ele estava afastado do cargo desde 2012, quando concorreu ao Paço. No ano seguinte, ao assumir o Palácio da Cerâmica, renovou seu afastamento. A assessoria do peemedebista confirmou que o o ingresso do ex-prefeito nos quadros de inativos da Prefeitura está de acordo com a legislação.

Pinheiro tem evitado a imprensa desde a derrota nas eleições de outubro do ano passado. Oficialmente, não se sabe se o peemedebista, que completará 74 anos em junho, pretende voltar a disputar cargo público. Médico conhecido na cidade, o ex-prefeito ingressou na política em 1996, quando candidatou-se a vereador pela primeira vez – foi eleito com 2.030 votos. Cumpriu quatro mandatos consecutivos na Câmara (1997-2000, 2001-2004, 2005-2008 e 2009-2012). Em todos os pleitos municipais, sempre ficou entre os mais votados. Atingiu o auge na eleição de 2004, quando ficou no topo de ranking dos vereadores eleitos naquele ano – recebeu 3.676 adesões.

Em 2011, ainda no PTB, pleiteou as bênçãos do prefeito José Auricchio Júnior (hoje no PSDB) para disputar sua sucessão no pleito do ano seguinte. A escolhida foi a atual secretária de Saúde, Regina Maura (PSDB). Ingressou no PMDB e derrotou o projeto governista com ampla vantagem: 63,35% dos votos válidos.

O favoritismo, porém, não se confirmou quatro anos depois. Em outubro, Paulo Pinheiro foi à reeleição contra o próprio Auricchio, seu ex-aliado, que venceu o pleito de forma acirrada: 34,34% contra 30,71% do peemedebista – 3.393 votos de diferença.

Questionada, a Prefeitura não informou o salário de Pinheiro como médico na administração.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;