Política Titulo São Bernardo
Tavares deve virar adjunto de Esportes
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
21/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O ex-vereador José Walter Tavares (PHS) está próximo de ser indicado como secretário adjunto de Esportes no governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) – a Pasta é chefiada por Alex Mognon (PSDB).

O espaço foi acertado entre o núcleo duro do Paço com o ex-parlamentar como forma de contemplá-lo politicamente na administração. Tavares – que na eleição de outubro emplacou o irmão, Toninho Tavares (PSDB), como vereador – era um dos últimos apoiadores de Morando e que ainda não tinha espaço definido na gestão.

Tavares chegou a fazer movimentos para comandar uma secretaria – ele idealizava chefiar o setor de Esportes – e também emplacar o irmão como presidente da Câmara. A secretaria ficou com Alex Mognon, enquanto a direção do Legislativo está com Pery Cartola (PSDB). Nos bastidores, o ex-vereador reclamou para interlocutores do prefeito sobre os episódios.

Ainda resta a Morando abrir espaços na Prefeitura para dois ex-deputados que apoiaram sua candidatura em outubro. Edinho Montemor (PSDB) e Giba Marson (Rede) foram candidatos a vereador e não conseguiram se eleger – o tucano, aliás, não teve os votos computados por impugnação de projeto eleitoral.

Acredita-se que ambos terão espaços reduzidos no governo, uma vez que o peso político da dupla reduziu drasticamente. Edinho chegou a ser deputado federal nos anos 2000, enquanto Marson, pelo PV, esteve na Assembleia Legislativa. Até a eleição de outubro, os dois figuravam na base política do ex-prefeito Luiz Marinho (PT).

NOMEAÇÕES

A Prefeitura de São Bernardo confirmou ontem a exoneração de parentes de vereadores do bloco governista. Flávia Soares de Souza Silva (mulher de Reginaldo Burguês, PSD), Jurema Camolesi (mulher de Estevão Camolesi, PPS) e Leonardo Bacelar de Paula (filho de Aurélio Bacelar de Paula, PTB), tiveram as portarias revogadas pela administração.

A bancada de oposição ameaçava recorrer ao Ministério Público contra o governo, alegando nepotismo cruzado – quando políticos do Poder Legislativo alocam parentes no Executivo.

Porém, também ontem, a Câmara confirmou que Henrique Morio Minami, irmão do vereador licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami (PSDB), foi contratado para ser assessor de relações parlamentares no gabinete de Ary de Oliveira (PSDB). Ary, aliás, é suplente exercendo o mandato justamente porque Minami aceitou indicação para secretaria. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;