Esportes Titulo São Caetano
Prefeitura retira Bengala Azul de sede

Gestão municipal de São Caetano requer área
externa ao Anacleto Campanella e desaloja torcida

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
13/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


É quase impossível lembrar do São Caetano e não se recordar da Bengala Azul, uma das torcidas organizadas mais folclóricas do futebol brasileiro. Reconhecido pela bengala que um dos torcedores portava para ir aos jogos do Azulão, o grupo terá de deixar uma de suas sedes, na parte externa do Complexo Lauro Gomes, onde fica o Estádio Anacleto Campanella, porque foi despejada pela Prefeitura da cidade. Ontem, funcionários já realizavam obras no local. Apesar de terem sido retirados do espaço, os velhinhos continuam presentes em um espaço sob a arquibancada coberta da praça esportiva.

“É que meu coração é forte, companheiro. Não é vermelho, é azul. Mesmo com esses altos e baixos, ele resiste. Não é só pela gente, é pelas pessoas que moram ali (na região), o pessoal que se reúne antes dos jogos, isso abala a gente. O recanto já desapareceu. Estou chateado, era uma área de cultura e de lazer”, lamentou Agostinho Folco, 82 anos, sendo 18 deles à frente da Bengala Azul. “Se eu fosse desanimar, eu teria desistido há muito tempo. Ainda bem que nós conseguimos ficar com a sede embaixo da arquibancada. A nossa história todinha está ali”, desabafou o torcedor.

O contrato que a Bengala Azul tem com a Prefeitura prevê que o poder municipal pode requerer o espaço a quaisquer momento e razão. No passado, tentou-se fixar um prazo de 20 anos para concessão da área, mas não houve sucesso.

E esta não é a primeira vez que os velhinhos são retirados da área externa do complexo. De acordo com Folco, a torcida deixou o espaço entre 2005 e 2006 – também na gestão do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), sob pretexto de que ali seria instalada base da Guarda Municipal, o que não ocorreu – e só retornou em 2012, quando Paulo Pinheiro (PMDB) assumiu a gestão municipal.

“A gente sabia que aconteceria (o despejo). Política é assim mesmo”, lamentou Folco.

Em resposta ao Diário, a Prefeitura de São Caetano alegou que a retirada da Bengala Azul é um “remanejamento” da torcida, que tem outro espaço no Anacleto Campanella, e afirmou que a área será destinada à Liga de Futsal do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;