Política Titulo Ribeirão Pires
Kiko recupera quadros de gestão em Rio Grande

Seis dos 20 auxiliares diretos tiveram experiência no governo do socialista na cidade vizinha; prefeito também pinça figuras do Grande ABC

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Prefeito de Rio Grande da Serra entre 2005 e 2012, o novo chefe do Executivo de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), recorreu a quadros de seus antigos governos na montagem do primeiro escalão da gestão ribeirão-pirense. Seis dos 21 auxiliares diretos tiveram passagens pela administração de Rio Grande.

Liz Dotta, escolhida para a Pasta de Assuntos Jurídicos, foi diretora do departamento de precatórios em Rio Grande. Adriano Campos, secretário de Administração e Modernização, foi chefe de gabinete de Kiko na cidade vizinha. Antônia Constâncio, a Toninha, comandou o setor de Finanças de Rio Grande com Kiko e o atual prefeito rio-grandense, Gabriel Maranhão (PSDB) – ela desempenhará mesma função em Ribeirão. Flávia Banwart, titular da Educação, trabalhou como assessora direta do departamento educacional em Rio Grande (entre 2009 e 2011). Elza Iwasaki, nomeada para Assistência Social e Desenvolvimento Social, foi adjunta do setor no município vizinho entre 2009 e 2016. Secretário de Comunicação, João Mancuso atuou como assessor direto de Kiko e de Maranhão.

Kiko também pinçou figuras políticas e técnicas de outras cidades do Grande ABC. O coronel José Luiz Navarro (Segurança Pública) trabalhou no governo de Carlos Grana (PT) em Santo André; o médico ginecologista Ricardo Carajeleascow contabiliza passagem pela Prefeitura de São Bernardo antes de assumir a Pasta de Saúde de Ribeirão; e Taka Yamauchi (PSD), responsável por Obras, foi candidato a prefeito de Diadema no ano passado e recebeu 23.518 votos.

O prefeito ribeirão-pirense contemplou figuras da cidade que estiveram em sua campanha, mas com longa trajetória política no município. Paulo de Tarso, que foi braço direito de Clóvis Volpi (prefeito entre 2005 e 2012), retorna ao Paço para ser secretário de Governo. Outros nomes com passagens na gestão Volpi e que foram indicados por Kiko são Marcelo Menato (Desenvolvimento Econômico), Eduardo Nogueira (Gestão e Planejamento Administrativo) e Sargento Adão Alves (Transportes e Trânsito).

A indicação mais polêmica foi a de Roberto Tokuzumi para Meio Ambiente. Ex-vice-prefeito da cidade – atuou entre 1993 e 1996 –, Tokuzumi foi protagonista do escândalo no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e responde na Justiça por vantagem indevida.

Duas figuras têm forte ligação com a Câmara: Professora Elzinha (Política Comunitária e Institucional) exerceu dois mandatos pelo PT (hoje ela está no PCdoB) e Jorginho da Autoescola (DEM), de três mandatos na Casa, vai para Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;