Esportes Titulo Série A-2
Santo André se adapta para reagir

Técnico Ruy Scarpino improvisa jogadores diante do lanterna Rio Preto

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
04/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O técnico Ruy Scarpino terá de improvisar para montar o Santo André que encara às 10h de hoje o lanterna Rio Preto, no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto. Sem poder contar com pelo menos 14 jogadores, o treinador ajusta o time deslocando atletas para setores defasados em busca de reagir no Paulista da Série A-2, após seis jogos sem vencer no campeonato.

O Ramalhão iniciou a semana com grupo inchado, 36 jogadores no total. Na terça-feira, porém, dez foram colocados para treinar separadamente pela diretoria. Dois deles, Daniel Gigante e Jackson, rescindiram contratos. Expulsos no clássico contra o São Bernardo, Júnior Paulista e Luiz Augusto estão suspensos, enquanto Butti e Djalma estão machucados. Assim, Scarpino teve de queimar neurônios para escalar os titulares.

Lateral-direito, Marcelo deve atuar na zaga. Assim, abre vaga em seu setor de origem, mas o reserva imediato Luiz Augusto, está suspenso e Lucas Mendes, afastado. Assim, o volante Júlio César pode aparecer na posição. O treinador explicou que conversou com os jogadores sobre a necessidade de improvisá-los e ficou satisfeito com a resposta positiva.

"Não se pode querer forçar a jogar onde não se sinta bem e não vá render. É necessário muito cuidado para colocar o jogador em posição que vá ajudar, porque senão predudica a si e à própria equipe", afirmou. "Perguntei a eles sobre a disposição em jogar nessas posições e quando há aceitação fica muito mais fácil", completou o técnico andreense.

Tanto Marcelo quanto Júlio César disseram já ter jogado na posição e se colocaram à disposição de Scarpino. "No União São João o Luiz Carlos Ferreira me pedia para treinar de zagueiro e aprendi a jogar. É um setor que exige mais atenção e não se pode errar, porque atrás só tem o goleiro", afirmou o jogador. "Minha característica é de marcação, então não muda. E se precisar apoiar, vou para cima, depende do que o Ruy quiser", emendou Júlio César.

Nas demais posições o time tem duas mudanças em relação ao clássico. Fábio Santos no ataque, no lugar de William Xavier, e Rodrigo na vaga de Djalma, no meio.


Time tenta manter disposição e garra do clássico

Não foi a vitória que o Ramalhão esperava, mas pelo que o time desempenhou no empate no clássico contra o São Bernardo (1 a 1), principalmente no que diz respeito à vontade, garra e determinação, os jogadores andreenses desejam no mínimo manter tal comportamento diante do Rio Preto.

"Precisávamos de partida assim para ganhar confiança", afirmou o polivalente Marcelo. Já o técnico Ruy Scarpino espera mais da equipe. "É preciso ter garra, vontade e entrega. O jogo contra o São Bernardo pode ser tomado como lição e acredito em resultado positivo desde que a entrega seja maior, com mais lucidez."

De acordo com Júlio César, o time é outro desde que Scarpino chegou. "É novo grupo, com nova cara, todos querendo, felizes e com amizade prevalecendo", concluiu.

ADVERSÁRIO

O Rio Preto vive dias agitados, semelhantes ao do Santo André, com as rescisões do lateral Marcinho e do zagueiro Alemão, e contratações do zagueiro Matheus Lucas, do volante Thiago Santos e do meia Felipe Alberto.


Andreenses mostram preocupação com hora e temperatura

Hoje, às 10h, a previsão do tempo indica temperatura de 32ºC para São José do Rio Preto. Portanto, além do time da casa, o Santo André terá de encarar o forte calor do Interior. E os jogadores se dizem preparados.

"Vai estar quente, mas espero que não tenha o sol que geralmente faz. Vamos para cima deles, sem dar brechas, com sol ou sem", destacou o volante Júlio César. "É difícil. Moro naquela região (em Birigui) e podemos esperar calor forte", emendou o polivalente Marcelo.

O técnico Ruy Scarpino também destacou a temperatura, mas foi além. "Em relação ao horário, a região é quente por característica e haverá condição difícil de suportar. Mas quando se tem metas e objetivos de buscar a classificação, não pode ficar medindo isso. É superar o adversário e também o calor."

Sobre duelar contra o lanterna da Série A-2, o Santo André espera encontrar muita dificuldade. "É mais complicado do que enfrentar o líder, porque está na briga contra o rebaixamento", concluiu Marcelo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;