Política Titulo
Tunico defende chapa do PMDB a prefeito em 2012
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
04/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O vereador de São Bernardo Tunico Vieira formalizou pedido ao presidente do PMDB da cidade, Vanderlei Jueli, para que o partido tenha candidatura própria a prefeito na eleição municipal do ano que vem.
Em carta, o parlamentar ressalta que "a ideia" não é só dele, pois trata-se de "uma requisição já feita por vários companheiros de profundo valor histórico no Brasil". "Assim como tantos outros colegas de partido, acredito que uma legenda só se estabelece quando exerce o poder, pois coloca em prática o que acredita ser fundamental para o bem-estar da população e o desenvolvimento da Nação", argumenta Tunico, descartando que a possível apresentação da chapa seja aventureira.
"A candidatura própria fortalece o partido, e o faz caminhar com seus próprios passos, segundo seus ideais. Caso contrário, perdemos a identidade, ofuscamos nossa história e nos tornamos uma legenda de segunda linha", salienta. "Em vista disso, defendo que o PMDB lance candidato a prefeito de São Bernardo em 2012. Uma cidade tão importante na recente política brasileira, que muito contribuiu para a volta da democracia no País, e que se assemelha ao nosso partido na riqueza de história e na luta pelo crescimento", completa.
O vereador ressalta que o nome do candidato será definido na convenção de junho do ano que vem, mas já se coloca à disposição do partido. "Como vereador são-bernardense pelo segundo mandato, morador da cidade, experiência no Executivo como secretário municipal e história política sempre ligada ao PMDB, há mais de 20 anos, coloco desde já meu nome à disposição para solidificar a ideia da candidatura própria neste município para as próximas eleições a prefeito."
Vanderlei Jueli, mandatário municipal da legenda e chefe de gabinete de Tunico, reunirá a executiva peemedebista e outras lideranças da legenda para debater o assunto.
Para que a pretensão do parlamentar se torne realidade, uma das iniciativas prioritárias é estabelecer diálogo com o colega de Câmara Gilberto França (PMDB) e conquistar consenso interno diante da proposta.
Porém, Gilberto acredita que "é muito cedo" para discutir a eleição de 2012. A justificativa é de que o diretório da sigla está em fase de reestruturação e até o fim do ano a executiva provisória, comandada pelo deputado Baleia Rossi, dê lugar à definitiva.
"O prefeito (da Capital) Gilberto Kassab (DEM) também está se aproximando do PMDB, o que vai gerar oxigenação no partido, com mudanças, novos quadros, outra conjectura. Candidatura própria ao Paço, apesar de ser importante para projeção da legenda, tem de ser conversada mais para frente", defende Gilberto França.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;