Setecidades Titulo Perda
Médicos cubanos homenageiam colega
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
03/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Profissionais cubanos da rede de Saúde pública de Mauá, que atuam no Programa Mais Médicos, do governo federal, prestaram homenagem ao conterrâneo e amigo de profissão Joaquin Hernandez Gonzalez, 52 anos, que morreu na noite de segunda-feira após problemas cardíacos. Ele sofreu infarto no dia 18 de setembro, sendo internado no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Lá, passou por cirurgia, mas, em outubro, entrou em coma e não se recuperou.

Durante o velório, realizado ontem, das 8h às 11h, no Cemitério Santa Lídia, um médico cubano permanecia em pé em cada canto do caixão, demonstração de respeito da cultura do país. A cada cinco minutos, os 46 profissionais que integram o Mais Médicos se revezavam no rito.

Gonzalez chegou a Mauá em março de 2014 e trabalhava na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Mauá, como integrante do Programa Saúde da Família. Não era casado nem tinha filhos.

O traslado do corpo até a cidade de Holguín, em Cuba, onde será enterrado, foi custeado pelo governo cubano, segundo a Prefeitura. “Ao aderirem ao programa, os profissionais contratam convênio de Saúde que faz tal cobertura por meio do seguro”, explicou, em nota. O prefeito Donisete Braga (PT) acompanhou o velório de Gonzalez.

O médico era muito querido pelos pacientes da unidade, caso da servente Elizabete Maria Cordeiro, 31. “Eu e meu filho de 8 anos passávamos com ele desde que chegou. Era exemplar, nos tratava com carinho. Muito triste essa perda.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;