Política Titulo Em baixa
Desprestígio marca festa do Consórcio

Evento de comemoração aos 25 anos do colegiado
teve baixa adesão de autoridades e até de público

Júnior Carvalho
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
18/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Festa em comemoração aos 25 anos da fundação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, realizada ontem à noite no Teatro Municipal de Santo André, foi marcada pelo desprestígio das autoridades que estiveram à frente do colegiado no passado, dos atuais gestores e até de entidades da sociedade civil. Dos 27 prefeitos vivos que passaram pela entidade durante suas gestões, mais da metade (16) não foi ao evento.

Até o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), tido como principal convidado da solenidade, não foi visto. A informação oficial, dada pelo prefeito andreense, Carlos Grana (PT), foi que o ministro chegou ao evento antes do início e teve de ir embora para cumprir outros compromissos de agenda. Na tímida plateia do teatro – formada por aproximadamente 70 pessoas –, a maioria do público era composta por funcionários comissionados dos Paços da região e de secretários das sete cidades.

No evento marcado para celebrar as mais de duas décadas de atuação da entidade, criada em 1990, o objetivo era homenagear os 16 ex-presidentes do Consórcio, enaltecendo o idealizador do colegiado, o prefeito de Santo André Celso Daniel (PT, morto em 2002). Porém, apenas seis compareceram (os petistas João Avamileno, de Santo André, Mário Reali, de Diadema, Oswaldo Dias, de Mauá, Maria Inês Soares, de Ribeirão Pires, e Ramon Velásques, de Rio Grande da Serra, além de Adler Kiko Teixeira, PSB, de Rio Grande da Serra). Esvaziaram o evento os ex-gestores Aidan Ravin (PSB, Santo André), William Dib (PSDB, São Bernardo), Maurício Soares (PT, São Bernardo), José Auricchio Júnior (PSDB, São Caetano), José de Filippi Júnior (PT, Diadema) e Leonel Damo (PMDB, Mauá).

A adesão dos sete atuais chefes do Executivos também não foi completa. Os prefeitos Lauro Michels (PV, Diadema) e Saulo Benevides (PMDB, Ribeirão Pires) faltaram. Da galeria de fundadores do Consórcio, o ex-prefeito de Ribeirão Luiz Carlos Grecco (PRB) estava isolado.
Ao longo de 25 anos, também passaram pelo Consórcio os prefeitos Newton Brandão (Santo André, morto em 2010), Luiz Tortorello (São Caetano, morto em 2004), Valdírio Prisco (Ribeirão Pires, morto em 2012) e Cido Franco (Rio Grande da Serra, morto em 1997),

DISCURSO
A acanhada presença de público fez as figuras entoarem discursos sobre a efetividade de ações do Consórcio sem entrar em detalhes. “Eu me sinto honrado, no início da carreira política, em poder ter ficado à frente de um órgão que foi administrado por pessoas que hoje têm notoriedade nacional”, minimizou Maranhão, que devolverá a cadeira de presidente do colegiado ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), no ano que vem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;