Setecidades Titulo Exemplo
Policiais militares doam sangue no CHM

Ação deve ampliar o número de doadores e aumentar estoque, que está abaixo do ideal

Por Nelson Donato
especial para o Diário
26/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Em um ato de solidariedade, 30 policiais militares do CPAM-6 (Comando de Policiamento da Área Metropolitana 6) doaram sangue para o banco do CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André na manhã de ontem. A ação, realizada no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, tem como objetivo conscientizar a população e angariar mais doadores.

Atualmente, o estoque de bolsas de sangue do hospital recebe cerca de 40 doações diárias, metade do considerado ideal para manter o estoque. Com o apoio da PM (Polícia Militar), espera-se que mais pessoas se juntem ao movimento solidário.

A soldado Mayara Kimberlli é doadora há mais de dois anos e se diz feliz por poder ajudar. “É muito bom pensar que posso salvar a vida de outras pessoas. Me sinto satisfeita por isso. Todos podemos precisar de transfusões algum dia, então, nada mais justo que cada um fazer a sua parte.”

Para muitos, doar sangue pela primeira vez é motivo de preocupação ou agonia, mas não para o soldado Leonardo Stawik de Oliveira, que sente orgulho por participar da ação. “É muito importante enfatizar a interação da polícia com a sociedade. Somos o exemplo a ser seguido, e creio que ao participarmos deste ato de solidariedade, inspiramos as demais pessoas a fazer o mesmo e aumentamos a corrente de auxílio.”

É importante ressaltar que entre novembro e fevereiro, as doações de sangue têm queda acentuada por conta das festas de fim de ano e período de férias. Na mesma proporção, é quando a necessidade de transfusões cresce devido ao número de acidentes nas estradas. No site www.colsan.org.br há informações sobre os requisitos para a doação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;