Cena Política Titulo
Dos gramados do Ramalhão às urnas

Política e futebol se misturam desde que Charles Miller decidiu trazer uma bola e o livro de regras de esporte que crescia vertiginosamente na Inglaterra

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
18/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Política e futebol se misturam desde que Charles Miller decidiu trazer uma bola e o livro de regras de esporte que crescia vertiginosamente na Inglaterra. O regime militar usou de prestígio da Seleção Brasileira de 1970, tricampeão mundial, para abafar críticas. Juscelino Kubitschek também surfou politicamente com o triunfo da Seleção em 1958, o primeiro título mundial do País. E há diversos exemplos de jogadores que penduraram as chuteiras e foram às ruas para pedir votos ou de cartolas que expandiram seu poder de influência quando tornaram-se também políticos. Entre os dirigentes e futebolistas que figuram ou figuraram no meio estão o meia Marcelinho Carioca, o goleiro Danrlei, o atacante e hoje senador Romário, o ex-presidente do Cruzeiro Zezé Perrella e o ex-mandatário do Corinthians Andrés Sanchez (hoje deputado federal pelo PT de São Paulo). Com base nesse retrospecto, lideranças políticas procuraram recentemente Sandro Gaúcho, histórico goleador do Santo André. O objetivo é fazer do centroavante vereador em 2016 sob alegação de que nenhum dos 21 nomes da atual legislatura tem o esporte como bandeira. Ainda não há partido definido, somente o desejo de ver Sandro Gaúcho engajado na política.

Petista com Kiko
Ex-prefeito de Rio Grande da Serra e que vai disputar a eleição a prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB) foi visto nos últimos dias articulando politicamente com a ex-vereadora professora Elzinha, do PT. Comenta-se que Elzinha está de malas prontas ao projeto socialista e que levaria diversos militantes descontentes do partido.

Para bater o martelo
Agora expulso do PSB, o vereador diademense Vaguinho do Conselho se reúne hoje pela manhã com o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, para acertar detalhes de sua filiação à legenda republicana para ser candidato a prefeito de Diadema em 2016. Na quarta-feira à noite, Vaguinho reuniu grupo político, assegurou que não vai recuar do projeto e tem sete siglas aliadas.

Encontro
Secretário de Governo de São Caetano e presidente do PMDB andreense, Nilson Bonome se reuniu ontem com o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André Paulinho Serra. O assunto foi a eleição a prefeito andreense, já que Paulinho deve se filiar no PSDB até semana que vem para concorrer ao cargo máximo da cidade em 2016.

Prêmio e eleição
O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), recebeu prêmio pela cidade ter sido eleita a melhor do País em acesso digital e conhecimento, fornecido pela revista IstoÉ. Na atividade estava o vice-governador Márcio França, que também preside o PSB paulista. O tema eleição esteve em pauta, com apoio quase certo do partido à candidatura peemedebista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;