Cultura & Lazer Titulo
Filarmônica de São Bernardo ameaçada de extinção
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
30/05/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo e a Sociedade dos Amigos das Artes, cuja parceria mantinha a Orquestra Filarmônica de São Bernardo há nove anos, não renovaram contrato. Com isso, o destino da formação ainda é uma incógnita. Fontes ouvidas em off pelo Diário antes do fim do contrato já temiam uma possível extinção da Filarmônica. A reportagem pediu entrevista com algum representante da Prefeitura para esclarecer o encaminhamento da orquestra, que emprega aproximadamente 50 músicos, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

O concerto de amanhã, às 19h, no Cenforpe (Centro de Formação de Professores), coincidentemente, dia do vencimento do contrato, é o último sob o convênio. O regente adjunto Daniel Havens assume a batuta no lugar do titular Carlos Moreno, que oficialmente ainda se divide à frente da filarmônica e da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Além da Filarmônica, a Sociedade Amigos das Artes de São Bernardo também cuidava da Banda Sinfônica. De acordo com informações divulgadas pela entidade, a Prefeitura enviou ofício há cerca de 20 dias avisando sobre a não continuidade da parceria, sem grandes explicações a respeito do rompimento.

A Orquestra Filarmônica de São Bernardo apresentou-se pela primeira vez em setembro de 2000. Nesses nove anos, a média anual de concertos girou em torno de 60. Com a entrada de Moreno, no ano passado, a filarmônica tentava trilhar um caminho para conquistar a iniciativa privada para colaborar com a sua manutenção.

O programa da apresentação de amanhã, definido pelo maestro Daniel Havens, prevê composições populares de Weber, Bizet e Tchaikovsky, entre outras peças.

Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo - Amanhã, às 19h. No Cenforpe - Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 201. Tel.: 4339 -1104. Entrada franca. Ingressos podem ser retirados a partir das 16h na bilheteria no teatro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;