Fechar
Publicidade

Sábado, 18 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Corrida de caminhões agita Interlagos no domingo


João Geraldo
Da Hp Press

11/05/2004 | 20:28


No próximo domingo, mais de 20 caminhões de corrida vão alinhar no autódromo de Interlagos para a largada da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Nas duas corridas disputadas este ano, os vencedores foram o pernambucano Beto Monteiro – atual líder do campeonato – e o paranaense Wellington Cirino, atual campeão da categoria e que venceu a etapa anterior. A competição será transmitida ao vivo pela Rede TV (canal 9) a partir das 14h.

Monteiro, que espera manter a liderança em Interlagos, corre com um caminhão Ford equipado com motor de 9 litros (cerca de 800cv de potência e 3.700 quilos de peso), enquanto Cirino pilota um Mercedes-Benz equipado com propulsor eletrônico de 12 litros, (1.200cv de potência e 4.800 quilos). Dos 25 caminhões que competem na Fórmula Truck, 11 (das marcas Ford e Volkswagen) são impulsionados por motores de 9 litros, mas a diferença de equipamentos não indica favoritismo de um ou outro.

Para a prova de São Paulo, por exemplo, Cirino está preocupado com a durabilidade do seu sistema de freio. Ele, que venceu as provas dos últimos dois anos, lembra que o circuito paulista tem duas grandes retas que exigem freadas fortes e isso é o suficiente para afetar a durabilidade do seu equipamento. Ele acredita que neste aspecto os caminhões "pequenos" levam vantagem por serem mais leves em mais de mil quilos, por isso o equipamento sofre menos desgaste.

Por outro lado, Monteiro declarou estar preocupado com o desempenho dos caminhões de 12 litros, com destaque para os Mercedes-Benz da Equipe ABF, muito bem preparados e pilotados por Wellington Cirino e Geraldo Piquet, porque eles têm grandes retas para despejarem potência. Seu objetivo, porém, é manter a liderança do campeonato após a etapa paulista e garante que seu equipamento lhe dá condições de terminar a prova entre os cinco primeiros.

O desafio de Beto para se manter à frente no campeonato tem ainda como adversários Renato Martins, que anda muito bem em Interlagos. Em 2002, ele só não venceu a corrida porque seu caminhão parou a cerca de 500 metros da linha de chegada. Com isso, Wellington Cirino que estava em sua perseguição recebeu a bandeira da vitória. No ano passado, mais uma vez Martins só esteve muito próximo de vencer. Chegou a cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, porém os comissários técnicos deram a vitória novamente a Cirino, porque consideraram a diferença de tempo de uma bandeira amarela na 10ª volta – em razão de um acidente – quando o piloto do Mercedes estava na liderança com pouco 22 segundos a frente de Renato. Esta diferença, segundo os comissários, teria de ser tirada pelo piloto do Volkswagen quando ele cruzou a linha de chegada.

Também são fortes candidatos à vitória em Interlagos os paulistas Roberval Andrade – com seu Scania de 12 litros eletrônico e que andou bem nas duas provas anteriores – e Djalma Fogaça, um piloto que dispensa apresentação, cujo caminhão Ford tem mostrado ótimo desempenho neste início de temporada.

Outro piloto cotado para vencer em Interlagos é o gaúcho Jorge Fleck com seu novo caminhão Volvo. Ele tem sido alvo de comentário de vários pilotos que o vêem como mais um forte candidato à vitória em São Paulo e também ao título de campeão da temporada.

A etapa paulista é encarada pelos organizadores, pilotos e equipes como a mais importante do calendário da categoria, porque além de reunir um público superior a 60 mil pessoas é uma das maiores vitrines do automobilismo para a conquista de patrocínios.

PROGRAMAÇÃO

Sábado
09h às 10h - 1º Treino livre
11h às 12h15 - 2º Treino livre
15h às 16h30 - Treino classificatório

Domingo
07h às 8h20 - Montagem do esquema operacional da pista
9h15 às 10h - Warm up
10h às 13h30 - Corrida de picapes e shows
14h15 - Largada



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;