Internacional Titulo
Ruínas do Muro de Berlim serão patrimônio histórico
Das Agências
12/08/2001 | 12:27
Compartilhar notícia


As ruínas do Muro de Berlim vão passar a ser consideradas patrimônio histórico, por ocasião do 40º aniversário de sua construção, anunciou o ministro da cidade-Estado de Berlim, encarregado do desenvolvimento da cidade, Peter Strieder, neste domingo.

Todos consideram que "as ruínas do Muro de Berlim representam um depoimento importante da história alemã recente e devem ser então preservados", declarou Strieder ouvido por telefone.

"As feridas provocadas pelo Muro estão longe de serem curadas e devemos manter isto em mente. Essas cicatrizes fazem parte de nossa cidade", acrescentou.

As poucas ruínas do Muro estão dispersas em Berlim. Entre as mais simbólicas figuram as de Bernauerstrasse, onde uma parte foi conservada entre duas placas de metal. Foi lá que o Muro cedeu, dia 9 de novembro 1989, quando os guardiães da fronteira encarregados do posto terminaram por deixar passar a multidão, ainda incrédula.

Construído dia 13 de agosto de 1961, o Muro de Berlim separava o leste e o oeste da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;