Cultura & Lazer Titulo Erudito
TV Cultura embalara virada ao som de ópera
Miriam Gimenes
31/12/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
Reprodução


 Os apaixonados por música clássica já têm um programa especial para embalar a noite da virada: hoje, a partir da meia-noite, a TV Cultura apresenta Carmina Burana, do compositor alemão Carl Orff (1895-1982), interpretada pela Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A regência é feita pela titular Marin Alsop.

O clássico, um dos maiores sucessos do século 20, transcendeu as salas de concerto e ganhou o mundo. A obra é baseada em poemas anônimos de monges que veneravam os prazeres terrenos e que atraiu um novo público para a música clássica. Uma de suas partes – Fortuna Imperatrix Mundi  – é a mais destacada e foi incluída em dezenas de trilhas de novelas, filmes e campanhas publicitárias. A interpretação da Osesp traz três coros que mostram por que essa é uma das mais potentes – e conhecidas – composições da literatura musical.

TV BRASIL
Já a TV Brasil dá destaque à música paraense e a partir do dia 3, às 21h30, estreia Brasil Adentro – Música do Pará. Em cinco capítulos, a proposta é traçar um panorama sobre os ritmos do Estado. Para isso, a atração reúne artistas consagrados na Região Norte que abordam a peculiaridade de um som inventado por eles mesmos.

O novo programa da emissora pública tem direção geral e curadoria do ex-baterista do Titãs Charles Gavin, que apresenta a série. Nos cinco sábados de janeiro, a atração musical investiga toda a riqueza artística e o charme das produções do Pará, além de sucessos nascidos lá, um deles a cantora Gaby Amarantos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;