Setecidades Titulo
Pesqueiro em S.Caetano já soma 500 sócios
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
05/07/2010 | 07:01
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


"É mais do que diversão, é uma terapia." É assim que a farmacêutica Lilian Aparecida de Andrade, 51 anos, define o Pesqueiro Municipal de São Caetano, localizado no Bosque do Povo (Estradas das Lágrimas, 320, bairro Santa Paula). Ela é uma das 500 sócias da atração, destinada à pesca esportiva - após pescado, o peixe deve ser devolvido ao lago -, que funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

A farmacêutica diz que pesca com o pai desde os 8 anos. "É algo de família. Venho a pé para o parque e, no tempo que passo aqui, aproveito para relaxar. Nem parece que estou na cidade", afirmou Lilian, que frequenta o local durante a semana.

Para o responsável, Wagner Ricardi Visacre, 41, o pesqueiro é um sucesso. "Sugeri a criação por observar que o lago poderia ser aproveitado. Em tão pouco tempo, já é um sucesso. É mais uma opção de lazer para os moradores, que não precisam ir mais para o Interior ou ao Riacho Grande (em São Bernardo) para se divertir."

O gráfico José Carlos de Mattos, 67, não perde um fim de semana. "Gosto de pescar desde 1957. Passo umas quatro horas aqui (no pesqueiro). Antes, ia ao Riacho Grande, mas deixei de ir por causa da onda de assaltos", disse enquanto colocava a isca na vara de pescar. "Costumo usar salsicha. É um bom atrativo para os peixes", explicou.

O aposentado Oswaldo Natalino, 75, aprova a iniciativa da pesca esportiva. "É um tempo que tenho para me divertir, sem agredir os peixes."

No local, que possui licença do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Bens Naturais Renováveis), é possível encontrar peixes de várias espécies, como carpas, tilápias, matrinxãs, pacus e tambaquis.

REQUISITOS - Para se tornar sócio, é preciso ser morador de São Caetano, apresentar duas fotos 3x4, xerox do RG, do título de eleitor e comprovante de residência. Também é necessário, para pescar, levar o próprio equipamento, e é proibida a entrada de anzóis com farpa, molinetes, garateias e iscas artificiais.

Crianças aprovam nova opção de lazer

Não são apenas os adultos que se divertem no pesqueiro. As crianças também marcaram presença no fim de semana ensolarado.

Lorenzo de Mattos Rodrigues, 10 anos, acompanha o avô todos os fins de semana. "Sempre que ele vem estou junto. Já peguei um quilo e meio de peixe. O mais legal é que pegamos e depois devolvemos. Assim eles não se machucam. Meus amigos também vêm pescar para a gente comparar quem pegou mais."

Se deixar, Anderson Lacava Henrique, 12, vai todos os dias ao pesqueiro. "Meu pai sempre gostou de pescar e eu sempre o acompanhava. Já pesquei em alto-mar e no Riacho Grande, em São Bernardo. Agora a diversão está mais perto."

Gabriel Moreira Bizuti, 13, dá dica para quem gosta de pescar. "O melhor é quando não tem muita gente. Assim, o ambiente fica mais tranquilo para os peixes", explicou.

Os pais também aprovam a nova alternativa de lazer. "A iniciativa é muito interessante. Afinal, é mais uma opção de entretenimento para crianças e jovens. Dá sensação de estar longe dos centros das cidades", completou a mãe de Gabriel, a empresária Maria Antonia Moreira Bizuti, 42.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;