Setecidades Titulo Remoção de veículos
Prefeitura de São Caetano deixa de oferecer guinchos
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
30/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Secretaria de Mobilidade Urbana de São Caetano deixou de oferecer serviço gratuito de guincho a veículos quebrados ou acidentados. Apesar de a Prefeitura negar a situação, funcionários da Pasta relatam que o problema começou na segunda-feira passada.

Sem se identificar, a reportagem do Diário ligou duas vezes para a secretaria, simulando ter automóvel quebrado na movimentada Avenida Guido Aliberti. Servidores informaram que, a partir de agora, o motorista que precisar de remoção do veículo deve solicitar mão-de-obra particular.

Em 2008, o plano de governo do prefeito então reeleito, José Auricchio Junior (PTB), prometeu a "criação de serviço de socorro gratuito a veículos em pane mecânica ou elétrica, além de guincho, para evitar obstrução das vias." Em julho, a Prefeitura reiterou que executava a atividade.

O secretário de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui, confirmou haver "corte de gastos" na Pasta, mas não detalhou quais serviços deixaram de ser prestados. Inicialmente, Darronqui informou que a Prefeitura nunca ofereceu guincho em caso de panes mecânicas ou elétricas. Depois, ao ser informado de que esse item compunha a plataforma de campanha do atual prefeito, o secretário voltou atrás. "Se estiver quebrado e atrapalhar o fluxo, nós retiramos."

Darronqui informa que o serviço, terceirizado, é prestado pela empresa Ensin. O titular da Pasta nega que o contrato tenha sido rompido. Representantes da companhia não foram localizados para comentar o assunto.

As administrações de Santo André, São Bernardo e Mauá informaram dispor de guinchos da frota municipal para a remoção de veículos que estejam atrapalhando o trânsito. Nesses casos, o automóvel é levado para um local seguro, de forma a não atrapalhar a fluidez. As demais prefeituras não informaram como o procedimento é feito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;