Cultura & Lazer Titulo
Batuque na ossa
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
26/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Orquestra Sinfônica de Santo André põe o bloco para desfilar no Teatro Municipal, neste fim de semana, inaugurando a série "Concerto de Verão", que passa a fazer parte do calendário anual da formação. A apresentação conta com a bateria da Escola de Samba Seci, atual campeã do Carnaval andreense, e alunos do Centro de Dança de Santo André. Também participam o casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola e a côrte do Carnaval da cidade.

Com programação que celebra o Brasil, a orquestra vai executar o hino nacional e a abertura da ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

"O mote maior é reforçar a importância da música e da manifestação cultural e folclórica brasileira. Escolhemos temas que retratam o País pela diversidade de climas, mas que evidenciam seu caráter tropical", conta o maestro Carlos Moreno.

Em seguida, há apresentação dos alunos da Escola Livre de Dança de Santo André, que retornam ao Municipal em parceria com a Orquestra para executar a coreografia Raiz, com a composição Batuque, de Lorenzo Fernandez. Por conta do sucesso da exibição em novembro, o maestro repetirá a dose. "Uma das características que queremos que o Concerto de Verão tenha é repetir o que foi sucesso na opinião do público na temporada passada", diz.

Terra Brasilis fecha a noite. A obra, escrita por Edino Krieger em 2000, celebra os 500 anos do Brasil. "A primeira parte remonta uma floresta, com índios, animais e ruídos típicos. A segunda, uma viagem melódica e rítmica, e a terceira faz um resumo que culmina em apoteose, onde o público verá o passado cruzando com o futuro. A escola para em efeitos que lembram uma metrópole e a bateria entra em cena."

O concerto marca também a chegada de novos rebatedores no teatro e de tímpanos para a Orquestra. "O som está potencializado, tanto na qualidade quanto na altura, e os tímpanos preenchem a harmonia estabelecida durante as obras. Foi um ganho para a cidade", afirma o maestro.

Orquestra Sinfônica de Santo André Concerto. Amanhã e domingo, às 20h. Teatro Municipal - Praça 4º Centenário, Santo André. Tel.: 4433-0789. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;