Memória Titulo
Há 200 anos semeava-se o Grande ABC independente

Eu chamo a Matriz da Boa Viagem de avó de todas as igrejas...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"Eu chamo a Matriz da Boa Viagem de avó de todas as igrejas, porque a mãe é a Catedral do Carmo, ‘filhota' da Matriz de Santo André; e a avó é mais velha que a Catedral. Todos beberam dessa água".

Padre Giuseppe Bortolato, o pároco do bicentenário da Matriz de São Bernardo, em depoimento inédito para o livro do bicentenário da Boa Viagem, que dedicará espaço a todas as paróquias do Grande ABC e as suas comunidades.

* * *

A crônica e a historiografia paulista e brasileira dedicam espaço ao 21 de outubro de 1812. É a data em que o governo português estabelecido no Brasil, pelo seu príncipe-regente, oficializa a criação da Freguesia e da Paróquia de São Bernardo. Uma história de 200 anos hoje completada. Podemos dizer: há dois séculos plantava-se a semente de maioridade do Grande ABC.

Antigas colunas de efemérides dos jornais paulistanos são sintéticas: "Criação da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de São Bernardo." (cf. O Estado de S. Paulo, 21-10-1973).

Autores como Eugênio Egas preferem escrever que, naquela data, ocorria a criação do Distrito de São Bernardo - o que estava muito certo, já que freguesia era sinônimo dos atuais distritos de paz.

João Netto Caldeira, em seu livro Álbum de São Bernardo (1937), publica uma linha do tempo:

23-9-1812 - Marques de Alegrete eleva a localidade de São Bernardo à freguesia, com o nome de São Bernardo, "em homenagem à antiga fazenda ali existente".

21-10-1812 - Ocorre a ereção canônica da nova paróquia.

1-12-1812 - Ocorre a ereção civil.

Wanderlei dos Santos, em Antecedentes históricos do ABC Paulista (1992), informa que o Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo guarda o registro do ato do príncipe-regente em 21-10-1812.
Em duas páginas, em livro próprio, o ACMSP reproduz o ato do príncipe-regente e o Arquivo informa que o original deve estar no Rio de Janeiro.

Não aparece o nome de dom João no decreto. Mas era ele o príncipe-regente de 1812. Nome extenso da autoridade: João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança (Lisboa 1767 - 1826).

Dom João, futuro dom João 6º, precisou intervir numa disputa de alto nível - mas duríssima - dentro da Igreja. Os beneditinos não permitiram que a nova paróquia tivesse como sede a sua fazenda, em São Bernardo, e foi necessário localizar uma outra área para tal, recaindo a escolha sobre o que passaria a ser o centro da nova freguesia, o Largo da Matriz, numa nova via, plana e reta, que décadas depois ganharia o nome de Rua Marechal Deodoro, antigo trecho da Estrada do Vergueiro.

Paróquia e Freguesia não celebraram o seu cinquentenário (em 1862), nem o centenário (em 1912), nem o sesquicentenário (em 1962). Mas a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (a pioneira Matriz de São Bernardo), com toda dignidade, celebra o bicentenário, completado neste domingo. 

Daí porque a missa de hoje na Matriz pode e deve ser gravada, em fita e na memória de todos, até para lembrar que foi em torno da paróquia pioneira que se projetou, 200 anos atrás, a cidade de São Bernardo e o Grande ABC, da Diocese de Santo André, todos pujantes e modernos neste ano da graça de 2012.

A MISSA

Hoje, às 10h30, missa festiva e comemorativa aos 200 anos da Paróquia da Boa Viagem. Celebrante: dom Nelson Westrupp, bispo do Grande ABC, com a participação dos padres da Matriz: Giuseppe Borttolato (o pároco do bicentenário), Ervinio Luiz Vivian e João Garbossa (os vigários do bicententário).
Padre Egidio Battocchio virá de Jundiaí para a celebração. Padre Jacob Bordin virá da Matriz de Santo André. Outros padres carlistas estarão presentes.

Presença também do povo cristão. Foi este povo de Deus, há dois séculos, que se uniu e lutou para que a histórica Borda do Campo ganhasse uma paróquia - outras 97 paróquias e 262 comunidades se formariam nos dois séculos seguintes, até os dias atuais.

NEWS SELLER - HÁ 50 ANOS
Domingo, 21 de outubro de 1962 - Nº 233
MANCHETE - Precária iluminação no Ginásio Estadual Américo Brasiliense, de Santo André, prova greve geral dos alunos

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 21 de outubro de 1982 - Nº 5036
PRIMEIRA PÁGINA - Cetesb fecha setor de pintura na Nordon, na Avenida Moinho Fabrini, em São Bernardo.

*Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Michele Napolitano, 88. Natural da Itália. Ontem. Cemitério Camilópolis.
Irma Naatz, 80. Natural de Ibirama (SC). Ontem. Cemitério Curuçá.
Arlette de Almeida Casemiro, 75. Natural de São Bernardo. Dia 18. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
Helena Rodrigues Ferreira, 75. Natural de Belo Jardim (PE). Dia 18. Memorial Jardim Santo André.
Maria Alzair Alzão, 73. Natural de Guará (SP). Ontem. Cemitério de Miguelópolis (SP).
Aparecida Cândida Pereira Sampaio, 71. Natural de Monte Aprazível (SP). Ontem. Cemitério São Pedro, em Vila Alpina, Capital.

SÃO BERNARDO
Maria Pereira de Souza Luciano, 84. Natural de Jardim (CE). Dia 18, em Santo André. Jardim da Colina.
Horacio José Belarmino, 73. Natural de Brejo da Madre de Deus (PE), Dia 17. Jardim da Colina.
Maria Célia Guisardi Modena, 68. Natural de Viradouro (SP). Ontem, em Santo André. Jardim da Colina.

MAUÁ
Osvaldo Fontebasso, 73. Natural de São Caetano. Ontem, em Santo André. Parque das Garças.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;