Internacional Titulo
Batalhas em Grozny causam baixas na Rússia e na Chechênia
Por Do Diário do Grande ABC
03/01/2000 | 14:02
Compartilhar notícia


Russos e chechenos sofrem numerosas baixas na batalha pelo controle de Grozny, a capital da república rebelde assediada, onde os combates continuavam nesta segunda-feira.

Os chechenos recuperaram quatro localidades próximas de Grozny, segundo informaçoes dadas por fontes de seu país nesta segunda.

Por outro lado, 50 soldados morreram e outros 100 foram feridos desde o dia 1º de janeiro em Grozny, informaram oficiais das tropas especiais do Ministério do Interior.

Entre 140 e 200 soldados russos e três combatentes chechenos morreram nesta contra-ofensiva que permitiu a reconquista de Alkan-Iurt, Alkan-Kala, Kulari e Krasnopartizanski, 10 km a Sudoeste de Grozny, declarou Movladi Udugov, alta autoridade chechena. Esta informaçao nao foi comprovada por fonte independente em Moscou porque esta segunda-feira é feriado na Rússia.

Mas o líder checheno pro-russo, Malik Saidulaiev, desmentiu que os russos tenham perdido o controle de Alkan-Iurt, sem pronunciar-se sobre a sorte das demais localidades. ``As quatro localidades estao sob controle checheno, mas atualmente continuam os combates nos arredores de Alkan Iurt e Kulari', informou Udugov.

Se confirmada, a reconquista dessas localidades constituiria o primeiro revés importante dos russos na Chechênia desde o início da operaçao terrestre, dia 1º de outubro.

Intensos combates prosseguem em Grozny, principalmente nos bairros de Jandala (Leste) e Chernoretchia (Sul), onde os chechenos garantem ter ganhado terreno.

Enquanto oficiais russos admitiram a perda de 50 soldados, o serviço de imprensa da Presidência chechena informou que uns 100 militares russos tinham morrido durante as últimas 24 horas.

Vários representantes das tropas do Ministério do Interior, encarregadas da ``libertaçao' de Grozny, se queixaram do apoio insuficiente do exército. ``Temos muitas baixas. A artilharia nao nos apóia o suficiente. Solicitamos a destruiçao de edifícios onde estao escondidos os franco-atiradores, mas o exército nao cumpre bem sua tarefa. Por isso, perdemos nossos homens', protestou o comandante de uma unidade da Omon (tropas especiais do Interior).

O último balanço oficial é sensivelmente inferior. O coronel Valentin Astafiev declarou á televisao NTV que as tropas russas haviam perdido três homens nas últimas 24 horas. Mas se trata de militares e nao de membros do Ministério do Interior, órgao que ainda nao revelou dados.

Um certo pessimismo parece reinar entre os oficiais cujas unidades partem diariamente para atacar um novo setor de Groznjy. ``Nao podemos tomar Grozny desta forma. Precisamos de muitas tropas de assalto. Se o exército nao participar mais, a operaçao corre o risco de prolongar-se por longo tempo', assegurou um oficial superior.

Os bombardeios russos prosseguem em zonas montanhosas do Sul e do Leste da Chechênia, segundo fontes russas e chechenas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;