Internacional Titulo
Circulaçao na fornteira hispano-francesa é restabelecida
Do Diário do Grande ABC
05/10/2000 | 10:58
Compartilhar notícia


A circulaçao na fronteira hispano-francesa está totalmente restabelecida nesta quinta-feira, após o fim do bloqueio organizado desde a última segunda-feira pelos caminhoneiros espanhóis, em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis.

Os aproximadamente dois mil caminhoes que permaneciam estacionados no posto fronteiriço de La Junquera, na Catalunha (Leste dos Pirineus), na autopista A7, evacuaram totalmente o setor, informou a Direçao Geral de Tráfego.

Em Irún, no País Basco (Oeste), na autopista A8, a circulaçao foi também restabelecida, apesar de uma desmobilizaçao menos rápida dos caminhoneiros, a maioria deles autônomos.

Os caminhoneiros bascos se mostraram muito mais resistentes a aceitar o acordo conseguido ontem em Madri pelos sindicatos dos transportadores e seus clientes no Ministério do Fomento e só começaram a deixar a autopista a partir da meia-noite desta quarta.

Dezenas de caminhoneiros autônomos se reuniram em Lasarte, perto da fronteira, antes de decidir encerrar seu movimento de protesto.

Os caminhoneiros queriam a criaçao de ``um diesel profissional' sem impostos e obtiveram de seus clientes (grandes empresas, em particular do setor da distribuiçao) um aumento de 10% em suas tarifas e do Governo um conjunto de medidas financeiras para compensar o aumento do preço do combustível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;