Memória Titulo
Diadema, da Pedra Fria à Senhora dos Navegantes

Na história da Igreja no Grande ABC, o louvor à Imaculada Conceição, a Bom Jesus da Pedra Fria e a Nossa Senhora dos Navegantes

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/02/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Olá paroquianos

Com vistas ao bicentenário da igreja do Grande ABC, Memória busca fotos e informações das nossas paróquias. Hoje, as paróquias de Diadema. Colabore. Participe. Fale conosco.

(a) Memória

***

Na história da Igreja no Grande ABC, o louvor à Imaculada Conceição, a Bom Jesus da Pedra Fria e a Nossa Senhora dos Navegantes aparece em tempos imemoriais do atual município de Diadema.

As primitivas capelas da Imaculada Conceição e de Bom Jesus desapareceram. Muitas vezes confundiu-se a capela da Imaculada de Diadema, construída no começo do século 18, com a da Boa Viagem, esta localizada em São Bernardo. A de Diadema ficava no trecho inicial da atual Avenida Manoel de Nóbrega, no Centro da cidade.

Já em torno da capela de Bom Jesus, em Piraporinha, registram-se festas religiosas do século 19, cujos festeiros atraíam fiéis de Santo André a Santo Amaro. Quanto à festa de Nossa Senhora dos Navegantes - cuja versão recente alcança a edição 58 - ela é muito mais antiga. Antecede a construção da Represa Billings, esta formada na década de 1920. As procissões náuticas originais eram feitas ao longo do Rio Grande, justamente um dos que formam a represa.

FOTOS
Repetimos a foto da inauguração da capela de Nossa Senhora dos Navegantes para identificar alguns dos personagens retratados. O religioso é o bispo auxiliar de São Paulo, dom Paulo Rolim Loureiro, ao lado do prefeito de São Bernardo, Lauro Gomes, e de André Mussolino, líder comunitário de Eldorado.

São identificados, também, Georgete Barrak Mussolino, Lavínia Rudge Ramos de Almeida (dona Nenê), Luiz Gomes (de terno claro, à direita, oficial do gabinete do prefeito) e Rita Zincaglia (ao fundo).

A foto foi tirada quando da inauguração da capela, em 27 de dezembro de 1953; a imagem foi cedida pela senhora Leonor Hecker ao pesquisador Walter Adão Carreiro, que a repassou ao acervo do Serviço de Memória de Diadema.

PARÓQUIAS
Segue-se a lista das paróquias de Diadema, num trabalho de compilação desenvolvido pela irmã Wilma Carvalho, da Diocese de santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 22 de fevereiro de 1981

Política - PT pretende reforçar os núcleos de bairros no Grande ABC. Jornalista Carlos Alberto Balista realiza mesa-redonda no Diário com os presidentes das comissões executivas provisórias: Osvaldo Bargas (Santo André), Expedito Soares (São Bernardo), André Dardis (São Caetano) e Agostinho Vieira de Freitas (Mauá).

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - O crescimento da Mercedes-Benz.

Carnaval 81 (Claudia Muller) - Rancho Beco do Conforto: o ensaio no Estádio Bruno Daniel.

Teatro & Trabalho (Ademir Medici) - Grupo Mambembe prepara peça sobre o movimento metalúrgico de 1978 a 1980; e lembra o levante dos canteiros de Ribeirão Pires em 1913.

Futebol - Jogos de ontem pela Segunda Divisão: Aliança 3, Nacional 0, no Baetão; Esportiva 3, Saad 1, em Guaratinguetá.

Policia - Incêndio destrói parcialmente prédio do bairro Taboão, em São Bernardo. 

EM 23 DE FEVEREIRO DE...

1906 - Tecelões da Ipiranguinha, de Santo André, iniciam greve de um mês. 

1938 - Fundada a Associação Comercial de São Caetano.

De notícia publicada em 23-12-1939 pelo jornal O Imparcial, de Santo André: o primeiro boletim da atual Acisbec foi idealizado pelo secretário da Associação, Nicolau Perrella. Em dez páginas mimeografadas são descritos os passos da entidade em 1938 e 1939.

Diz o jornal: "Verifica-se que a Associação Comercial de São Caetano vem prosseguindo em notável progresso, aumentando o seu quadro de sócios a quem dedicadamente presta assinalados serviços, seja assistindo-os e defendendo-os sobre leis e decretos que lhes digam respeito, orientando-os sobre registro de firmas, abertura e prosseguimento de escrituração mercantil etc".

TRABALHADORES

Nascem em 23 de fevereiro:

1930 - Mario de Oliveira Pereira, de Olímpia (SP). Operário da Rhodia.

1932 - José Pereira Neto, de Bonfim (BA). Industriário da Usina Colombina.

FONTE: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia Nacional do Rotary.

SANTOS DO DIA

Policarpo, Romana e Sereno. Santo Policarpo foi discípulo de João Evangelista e bispo de Esmirna, na atual Turquia. Viveu entre os anos 69 e 155.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: paulinas.org.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Ruth Ribeiro Sterckele, 83. Natural da Guanabara (RJ). Dia 20, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

SÃO BERNARDO

Firmina Maria Fortilida, 95. Natural de Vitória da Conquista (BA). Dia 20. Cemitério dos Casa.

Maria Rodrigues Fragoso, 87. Natural do bairro de Perdizes, Capital. Dia 19. Cemitério dos Casa.

Floriano Marques dos Santos, 84. Natural de Belo Jardim (PE). Dia 20. Cemitério Jardim da Colina.

Lilli Buim, 80. Natural de Santa Catarina. Dia 18. Crematório de Vila Alpina, Capital.

Maria Irene da Conceição, 77. Natural de Mata Grande (AL). Dia 18. Cemitério dos Casa.

Luiza Rodrigues de Carvalho, 76. Natural de Jaci (SP). Dia 20. Cemitério dos Casa.

Clodoaldo Ribeiro Machado, 76. Natural de Conceição Almeida (BA). Dia 18. Cemitério de Vila Formosa, Capital.

Josefa Balbino da Silva, 74. Natural de Moribondo (AL). Dia 20. Cemitério Cajueiro, em Alagoas.

Delson Valério, 74. Natural de São Bernardo. Dia 19. Cemitério de Vila Euclides.

Rosa de Catia de Souza, 63. Natural de Salvador (BA). Dia 19. Cemitério de Vila Euclides. 

SÃO CAETANO

Antonio Carreira Rosa Zeferino, 84. Natural de Portugal. Dia 19, em São Bernardo. Cemitério da Cerâmica.

DIADEMA

Jacinto Rodrigues da Mata, 61. Natural de Bucuituba (BA). Dia 19. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Petronilia Maria de Jesus, 89. Natural de Bandeira (MG). Dia 20, em São Bernardo. Cem. Vale dos Pinheirais. 

ARLINDA FRANCIOSE GIROLDO
(Rifaina, SP, 4-12-1922 - Santo André 8-2-2011)

Se convidada a ir a um restaurante, dona Arlinda não se entusiasmava muito; mas combinasse de ir com ela à casa de algum parente, pronto! Ia toda feliz e alegre. Adorava visitar os conhecidos; e também recebê-los. Nessas ocasiões, tratava de preparar doces e pães maravilhosos, que só ela sabia fazer.

"Ela era humilde e simples. Mas tinha sabedoria e sensibilidade. Adorava flores e cultivava canteiros no quintal de casa", conta o filho Antonio Geraldo Neto.

Até mudar-se para Santo André, em 1971, dona Arlinda e o marido, Rinaldo Giroldo, labutaram muito no cultivo e colheita de café, já no Paraná. Depois, a mudança para cá.

Dona Arlinda era caseira. Estava sempre na sua Vila Humaitá. Ia à missa, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Tanto que na missa de 7º dia o padre Vanderlei Nunes emocionou-se ao falar da antiga frequentadora, querida por todos.

Filha de Armando Franciose e Dezolina Comparini Franciose, dona Arlinda partiu aos 88 anos - o marido, Sr. Rinaldo, havia falecido em 1999. Ela está sepultada no Cemitério Jardim Santo André. Deixa os filhos Armando, Clarice, Antonio e Ivone, 12 netos e seis bisnetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;