Memória Titulo Internacional
Uma manhã de música internacional em Santo André
Ademir Medici
09/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Eu, pessoalmente, sinto-me mais realizada como cristã numa Igreja voltada para a ação, ação que evidentemente nunca poderá deixar de ser complementada pela orientação e pela instrução a partir da Palavra.”

Elsa Margarethe Fickert (1933-2016).

 

Trinta e quatro meninas cantoras da Alemanha, entre 13 e 18 anos, se apresentarão, na manhã deste domingo, na Igreja Evangélica Luterana, Paróquia do Grande ABC, em Santo André. A apresentação faz parte de um intercâmbio cultural, internacional, que deve marcar época.

Trata-se do Coro de Meninas de Wuppertal. Uma equipe acompanhará as jovens cantoras, sob a coordenação da pastora Sabine Dermann. “Estamos muito contentes com este intercâmbio cultural, pela comunhão e pela troca de experiências que se darão”, declarou à Memória o pastor Alberi Neumann, que está assumindo a direção da igreja.

Da pastora Sabine, a igreja recebeu a seguinte mensagem:

Este ano a Alemanha não participará somente da Olimpíada no Brasil, mas também será hóspede em uma viagem cultural entre os dias 7 e 22 de outubro.

Nosso coral infantojuvenil, de Wuppertal, realizará uma viagem com diversos concertos ao Sudeste e Sul do Brasil.

Visitaremos, entre outras, as cidades de São Paulo, Santo André, Curitiba, Porto Alegre, Ivoti, Medianeira, Cascavel e Toledo.

Em nossa bagagem não só levaremos aparelhos fotográficos e roupas, mas também um programa com canções europeias e do novo mundo.

As canções tradicionais da Alemanha pertencem ao programa, como também os franceses Duruflé e Poulenc, ou os musicais norte-americanos, e também algo da música brasileira.

E assim o nosso repertório musical se encontra entre os mundos, como também é o título do nosso concerto, e poderemos verificar após o que nos une além destas fronteiras.

 

DONA ELSA

Cotidianamente avistamos, do trólebus, a igreja luterana de Santo André, no alto da Rua Almirante Tamandaré. Mas foi um acontecimento triste que nos aproximou da igreja: a partida de uma filha querida, Elsa Fickert.

Noticiamos erradamente o nome do cemitério em que dona Elsa foi sepultada: o Redentor de São Paulo e não o Cristo Redentor de Santo André. Na correção, recebemos o convite para visitar a igreja, e conhecemos essa gente querida da foto.

O pastor Alberi Neumann nem havia assumido, oficialmente. E no encontro foram várias as informações históricas recebidas, da igreja e de Santo André, já que a maioria dos novos amigos vive há muitos anos na cidade ou trabalhou na região.

Em suma: criamos novas boas fontes. Conhecemos um bocadinho mais de dona Elsa, pelas crônicas que ela deixou. E temos certeza que muitas histórias desta comunidade enriquecerão a página Memória. A começar pela música das meninas alemãs que hoje se apresentam em Santo André.

 

ALBERI

Jovem, o pastor Alberi Neumann tomou posse como ministro em 25 de setembro último. Pelas fotos recebidas, foi uma solenidade muito bonita, presidida pelo pastor Geraldo Frag.

Tomaram parte os pastores Marcos Ebeling, Ernani Roepke, Hermann Wille, Wilhelm Nordmann, Hartmut Hachtmann e a diácona Irma Schrammel.

Estiveram presentes o pastor André Kurz, da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), a presbítera Eleni Rangel, da Ipib (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil), e o reverendo Tadeu Santos, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Também na posse houve música e a presença jovem, com o coral da paróquia, um quarteto masculino e as crianças do culto. Agora, a expectativa da apresentação das alemãzinhas. Uma nova faceta da arte musical no coração do Grande ABC.

 

Coro de Meninas de Wuppertal

Apresentação: hoje, domingo, dia 9

10h – Culto com o coral infantojuvenil de Wuppertal

12h – Kassler (culinária alemã) – convite R$ 35.

Local: Igreja Luterana

Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 550, Santo André

Referência: perto do Shopping ABC

Contato: 4436-5496

 

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 9 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6259

Manchete – Governo do Estado inicia o confisco de bois

Informática (Ivone Santana) – São Bernardo automatiza cinco bibliotecas: a troca de fichas por terminais.

Santo André – Craisa amplia volume de vendas e anuncia varejão.

 

Em 9 de outubro de …

1901 – Estabelecidas as divisas do município de São Bernardo, atual Grande ABC.

1916 – Amistoso de futebol em Ribeirão Pires: Ribeirão Pires FC 4, River Plate, da Capital, 1; na preliminar, 1 a 0 para os locais.

Nota –Aos visitantes foi oferecido chope e sanduíches. A delegação do River Plate retornou pelo último trem.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os franco-ingleses avançam entre Le Sars e Bouchavesnes.

1966 – Inaugurado o novo edifício do Fórum de São Bernardo, no Jardim do Mar, onde está hoje a Pinacoteca.

1971 – Elcio Antonio Vieira toma posse como prefeito mirim de São Bernardo. Substitui a Laerte Pinotti Júnior.

 

Hoje
Dia do Atletismo

Dia da União Postal Universal

Dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré

 

Município Paulista

Bernardino de Campos. Criado em 9 de outubro de 1923, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 9 de outubro:

No Rio Grande do Sul, Alecrim, Butiá, Campina das Missões, Cândido Godói, Formigueiro, Portão, Salvador do Sul e São Marcos.

Em Minas Gerais, Itabira.

Na Bahia, Ituaçu.

Em Pernambuco, Nazaré da Mata.

Fonte: IBGE.

 

Santos do Dia
João Leonardo. Italiano de Lucca, na Toscana. Viveu no século 16. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus.

Dionísio

Públia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;