Internacional Titulo
Cientistas se preparam para contato extraterrestre
Do Diário do Grande ABC
05/10/2000 | 10:25
Compartilhar notícia


Cientistas do Observatório Konkoly, da Hungria, e Jill Tarter do Instituto Seti, nos EUA, estao elaborando uma escala para avaliar o impacto de um possível contato extraterrestre.

O objetivo é criar um parâmetro para evitar exageros, mal-entendidos ou pânico.

Tarter, que apresentou o trabalho no 51º Congresso Internacional de Astronáutica, realizado no Rio até esta sexta, foi a pesquisadora que inspirou Carl Sagan a escrever o livro "Contato" (argumento do filme homônimo), que descreve o sucesso de um programa Seti (Search for Extraterrestrial Intelligence, ou Busca por Inteligência Extraterrestre), ao detectar um sinal da estrela Vega.

Inspirada na Escala Torino, criada recentemente para estimar a seriedade de um impacto de asteróide com a Terra, a nova proposta foi chamada de Escala Rio, em homenagem à cidade onde foi apresentada. Leva em conta três fatores para avaliar a importância de um contato extraterrestre: tipo de fenômeno, método da descoberta e distância da origem do sinal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;