Internacional Titulo
Exército angolano domina base rebelde
Por Do Diário do Grande ABC
24/09/2000 | 14:29
Compartilhar notícia


O exército angolano conseguiu o controle do Nordeste da cidade de Quimbele, incluindo a pista de pouso usada pelos rebeldes para receber suprimentos, declarou neste domingo um oficial.

Agora, o governo controla 16 cidades do Nordeste da província Uije, ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo, acrescentou o militar, que pediu para nao ter seu nome revelado.

A batalha por Quimbele, que fica cerca de 400 km (250 milhas) a Nordeste de Luanda, terminou no último dia 18. Mas a luta pelo controle das vias de acesso continua nas regioes próximas.

As forças do governo começaram a tentar empurrar a Uniao Nacional para a Independência Total da Angola (Unita) para fora de Uije em setembro de 1998, disse o militar.

O Exército Angolano informou na semana passada que estava combatendo a Unita em várias regioes do país, principalmente ao longo da fronteira com a Zâmbia. Essa luta acontece desde a independência de Portugal há 25 anos.

Mais de quatro milhoes das 11 milhoes de pessoas que viviam na Angola fugiram de suas vilas para escapar da violência e cerca de 2,5 milhoes de angolanos estao sem ajuda humanitária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;