Diarinho Titulo Você sabia...
Tira-dúvidas de 18 de setembro a 6 de novembro
Do Diário do Grande ABC
01/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O MAR VERMELHO tem esse nome há muito tempo. Não se sabe a verdadeira origem, mas acredita-se que um dos motivos seja a presença da cianobactéria (micro-organismo formado por apenas uma célula) do gênero Trichodesmium, que cresce próxima à superfície da água em grande quantidade e tem cor avermelhada. Outra possível razão é que as montanhas ao seu redor têm essa tonalidade por causa dos minerais que as compõem, como o ferro. A imagem refletida na água dá a impressão de que o mar é vermelho. A última hipótese é de que a denominação estaria relacionada à posição geográfica. Povos da Antiguidade que lá viviam davam nomes de cores para os pontos cardeais: preto era o Norte; vermelho o Sul; verde, o Leste; e branco, o Oeste. O Mar Vermelho fica exatamente no Sul de onde essa gente morava, entre a África e a Ásia.

 

A PELE é o maior órgão, pois envolve o corpo inteiro. Corresponde a 7% do peso total do homem. Se esticar a de um adulto dá para cobrir área de até 2 m². No entanto, se fosse estendida, não teria a mesma textura e espessura em todas as partes. A pálpebra, por exemplo, é bem fininha, com cerca de 0,4 mm. Já a planta dos pés é mais grossa, podendo ter 2 mm. Apesar de ser estreitinha, é dividida em três partes. A epiderme é a que podemos ver. A derme é a camada do meio, na qual ficam, por exemplo, os vasos sanguíneos e folículo piloso (onde nascem os pelos). A hipoderme é a mais profunda, composta por células gordurosas que protegem os órgãos internos.

 

A LÍNGUA da cobra funciona como grande ‘radar' para o olfato, ajudando-a a caçar e se orientar. Quando a coloca para fora, capta as moléculas de cheiro, que podem ser identificadas ao encostá-la no céu da boca, onde fica o órgão de Jacobson, responsável por fazer sentir o cheiro. Como a língua é bífida (dividida em duas na ponta), consegue saber se o odor vem da direita ou esquerda e a distância da presa, se estiver até 2 m. Algumas espécies passam a língua no corpo da presa para saber a direção dos pelos ou escamas, já que seus olhos enxergam de forma diferente dos nossos.

 

A FLOR tem perfume para atrair animais que fazem a polinização, ou seja, espalham o pólen para a espécie poder se reproduzir. É ‘fabricado' nas glândulas aromáticas localizadas no cálice (o bumbum da flor) ou próximas à pétala. O cheiro - que só exala quando ela está aberta - atrai bichinhos, como abelha e beija-flor, que se alimentam do néctar (substância açucarada). Ao sugar o néctar, o pólen gruda neles. Cada uma tem cheiro específico para agradar determinado inseto ou ave. A flor de laranjeira, por exemplo, tem aroma doce para se manter rodeada de abelhas.

 

A GRÃ-BRETANHA é o nome que se dá a uma grande ilha da Europa, onde ficam Inglaterra, Escócia e País de Gales. Esses três países juntos com a Irlanda do Norte - que fica na ilha ao lado - formam o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, mais conhecido como apenas Reino Unido. A capital é Londres, que fica na Inglaterra. No passado, já foram independentes, mas aos poucos a Inglaterra começou a dominá-los, inclusive a Irlanda, que ainda não tinha se dividido em duas. A separação ocorreu em 1922, quando só a Irlanda do Norte continuou fazendo parte do Reino Unido.

 

IDEIA perdeu o acento por causa das mudanças nas regras de acentuação do novo Acordo Ortográfico estabelecido entre os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. De acordo com a norma, o acento agudo (´) deixa de ser usado nos ditongos (encontro entre duas vogais na mesma sílaba) ‘ei' e ‘oi' das palavras paroxítonas (em que a penúltima sílaba é pronunciada de forma mais forte). Assim, jiboia, paleozoico, asteroide, estreia, diarreia, entre outras, também perderam o acento.

 

A ÁGUA é formada por milhares de minúsculas bolinhas chamadas moléculas, como se fosse uma piscina de bolinhas. Na superfície, elas formam um tipo de parede bem fininha sobre a água. Quando o inseto (que é bem levinho) pousa nela, ‘pisa' em cima de um grupo de moléculas que estão bem juntinhas. Elas não o deixam destruir a parede que formaram, por isso, o bicho não afunda e consegue até andar. Além disso, nas patas de certos insetos, como mosquitos, há pelinhos cobertos por substância gordurosa, onde a água não consegue penetrar.

 

O CHICLETE faz bola porque contém goma (tipo de borracha feita a partir do petróleo) que o deixa com consistência elástica. Para formá-la, é preciso mastigar bastante. Assim, retira-se a maior parte do açúcar e deixa o chicle macio. Depois tem de soprar para que o ar preencha seu interior. Conforme aumenta de tamanho, a camada vai ficando mais fina até estourar. Acredita-se que há milhares de anos o homem já mascava uma mistura de resina de bétula (árvore) com xilitol (substância natural usada para limpar os dentes) para proteger a boca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;