Diarinho Titulo Você sabia...
Tira-dúvidas de 24 de Julho a 11 de Setembro
Por Do Diário do Grande ABC
01/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


AS VEIAS que vemos nos braços e pernas parecem ser azuladas ou esverdeadas porque o sangue que passa por elas é escuro, pois já perdeu oxigênio. Assim que sai do coração, o sangue é transportado pelas artérias, que são grossas e não podem ser vistas sob a pele. Conforme passa pelos órgãos, vai deixando oxigênio. Depois, volta por meio das veias (ficando mais escuro) para o coração, que o direciona aos pulmões para receber mais oxigênio. Em seguida, repete o percurso.

 

FAZEMOS mais xixi no inverno porque transpiramos menos no frio, mas o corpo precisa eliminar a mesma quantidade de água. A urina joga fora as substâncias que o corpo não absorve totalmente e fazem mal ao organismo, como cloreto de sódio (sal), ureia (sobra do aproveitamento das proteínas), entre outras. Elas são liberadas pelos rins após filtrar o sangue. A gente não pode esquecer de beber bastante água, pois isso ajuda os órgãos a funcionarem bem.

 

JOGADOR de futebol pode usar brincos por gostar do acessório ou ter vontade de imitar um ídolo. Alguns, no entanto, usam joias caras porque representam riqueza e sucesso na carreira. A moda não é nova, sempre existiu entre competidores de vários esportes. No futebol, Romário e Maradona já eram adeptos, mas o fato ficou em evidência na última década, quando David Beckham passou a usar um brinco de diamante em cada orelha.

 

HÁ VÁRIOS motivos para braços e pernas adormecerem. O mais comum é quando há pressão sobre os nervos e os vasos sanguíneos. Por causa disso, o sangue tem dificuldade em circular livremente. Assim, essas partes deixam de receber a quantidade de oxigênio necessária. Como resposta, as células dos músculos liberam uma lactato, substância que irrita as terminações nervosas. Elas levam a mensagem ao cérebro, que reage provocando a sensação de dormência.

 

QUANDO alguém diz que a vaca foi para o brejo significa que algo deu bem errado. A expressão surgiu da situação real em que ela se aproxima do brejo (terreno úmido com lama) enquanto procura capim fresco. Por ser pesada, começa a afundar no lodo e, conforme tenta se mover, a situação piora, até ficar atolada. Para sair, é preciso ajuda de várias pessoas.

 

A GEMA é coberta por camada bem fininha, chamada membrana vitelínica, que a impede de se misturar com a clara. Assim como as mulheres têm óvulos para gerar bebês, a galinha tem a gema para formar o pintinho. Quando o organismo da ave inicia a geração do ovo, libera uma gema, que vai para o útero. Lá, o corpo produz várias substâncias (como a proteína albumina e água) para formar a clara, que serve para proteger a gema. Em seguida, é liberada grande quantidade de minerais, que compõem a casca. Todo processo de formação do ovo demora 25 horas. Em um ano, a galinha põe cerca de 280 ovos.

 

A DIGITAL é formada nas mãos e pés quando ainda se está na barriga da mãe e só desaparece após a morte, quando o corpo entra em decomposição. Acredita-se que esses sinais tenham surgido durante a evolução do homem, para auxiliá-lo a agarrar objetos e presas. À medida que ele foi evoluindo, essa característica tornou-se mais discreta. É formada por ondulações irregulares na epiderme (camada visível da pele) e na derme (segunda camada). Serve para identificar cada pessoa; é única e individual, ou seja, nem mesmo gêmeos idênticos possuem digitais iguais.

 

O LEITE cai do canecão quando ferve porque tem substâncias, como proteínas, sais minerais e gordura, que formam fina camada na superfície e são empurradas pelas bolhas de água que querem fugir do calor. Para entender melhor é preciso saber que o leite é formado por água e vários outros componentes. Durante o aquecimento, gorduras e proteínas ficam na parte de cima, enquanto as moléculas de água ficam embaixo. A água presente no leite começa a ferver mais rápido do que as outras substâncias. Como o vapor não consegue romper a camada de gordura acima, ele a empurra até conseguir escapar do calor. Enquanto isso, as bolhas formadas pela água, que se transformam em espuma branca, pressionam a camada até que ela explode e transborda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;