Diarinho Titulo Você sabia...
Tira-dúvidas de 10 de abril a 17 de julho
Por Do Diário do Grande ABC
01/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A FOLHA da árvore é verde porque possui clorofila, pigmento natural responsável por fazer a fotossíntese, processo que permite o desenvolvimento da planta. Diferentemente do homem, a planta se alimenta da luz de sol, água e nutrientes do solo. Ao receber a luz solar para fazer fotossíntese, a clorofila absorve as cores vermelha e azul e reflete a verde. Isso acontece com todos os vegetais. A diferença entre eles é o tom da cor.

 

NA RAIZ dos fios existem células especiais chamadas melanócitos. Funcionam como fábrica de pigmento natural que produz a melanina (substância que dá cor ao cabelo). Com o passar dos anos, a produção da melanina diminui naturalmente, fazendo com que a cabeleira perca a coloração original até ficar branquinha. Apesar de ocorrer com todos, a genética pode contribuir para que fios e pelos apareçam mais cedo ou em maior quantidade.

 

NA INFÂNCIA é preciso brincar e estudar para desenvolver o corpo e a mente de maneira saudável. Quando a criança trabalha não tem tempo para isso. Dependendo do emprego, pode se machucar, ficar muito estressada e ter problemas quando se tornar adulta. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe que jovens com menos de 16 anos trabalhem. Apenas quem tem entre 14 e 16 anos pode ser aprendiz em empresas, comércios e órgãos públicos.

 

ANIMAIS GÊMEOS podem nascer grudados ou com duas cabeças. Isso ocorre durante o desenvolvimento dos filhotes na barriga da mãe, no caso dos mamíferos. O mesmo problema surge entre répteis, insetos e outros bichos. O embrião (óvulo fecundado pelo espermatozoide, célula reprodutora masculina) pode se dividir durante a gestação, dando origem a gêmeos. Quando a divisão não se completa no tempo certo, antes do desenvolvimento dos órgãos, eles ficam unidos. Se há apenas duas cabeças e um corpo só, são chamados dicéfalos. Se há dois corpos juntos são siameses.

 

A MAIOR aranha do mundo conhecida é a aranha-golias-comedora-de-pássaro (Theraphosa blondi), encontrada na Floresta Amazônica. Mede cerca de 26 cm de comprimento. O corpo é coberto por pelinhos escuros. Tem veneno que não mata o homem. Entretanto, a picada provoca muita dor.

 

PINGUIM não tem pelo; só mamífero tem. Esse bicho tem pena, como toda ave. A diferença é que, no caso do pinguim, é muito curtinha e cobre todo seu corpo, exceto as patas; por isso, parece pelo. Seu organismo é totalmente adaptado para a vida aquática. Tem uma glândula perto da cauda que produz gordura natural, que é espalhada pelo bico em todo corpo, para impedir que fique molhado.

 

O CORVO é considerado a ave mais inteligente, sendo capaz de usar ferramentas para resolver problemas, como a captura de alimento. Consegue dobrar gravetos e arames para pescar, usa folhas duras e caules como faca. Nos centros urbanos, joga sementes difíceis de quebrar, como nozes, entre os carros para que sejam esmagadas e consiga comer. Vive em todos os lugares, exceto na América do Sul (onde fica o Brasil).

 

O TIGRE-DENTES-DE-SABRE habitou o continente americano durante a Pré-História, tendo desaparecido há cerca de 10 mil anos. Existiram três espécies, que viveram bem depois que os dinossauros desapareceram. O maior deles era o Smilodon populator, que viveu onde hoje é o Brasil há cerca de 1 milhão de anos. Parecia um gato gigante com cauda curta. Media até 2,5 m e pesava entre 300 e 400 kg. Os dentes caninos eram tão longos que não cabiam na boca; tinham até 30 cm, tamanho da régua escolar.

 

HÁ MUITAS teorias sobre os primeiros habitantes do Brasil e vários estudos ainda são realizados. Alguns cientistas defendem que vieram da Ásia para a América do Norte há cerca de 12 mil anos pelo Estreito de Bering, pedaço de oceano que ligava os continentes. Conseguiram andar pelo caminho porque era coberto por gelo, onde hoje há apenas água. Com o passar do tempo, se espalharam pelas Américas Central e do Sul até encontrar o Brasil.

 

NÃO PODE pôr o dedo no olho depois de mexer na borboleta, pois as asas dela são cobertas por fina membrana formada por minúsculas escaminhas, uma sobre a outra, que se desprendem facilmente com simples toque ou vento. É por isso que, quando alguém a toca, essas escaminhas se soltam e grudam nos dedos. Ao passar nos olhos, podem irritá-los e provocar coceira. O toque também machuca a borboleta e prejudica seu voo.

 

AS FRUTAS contêm uma substância que serve para protegê-las por dentro, já que a casca faz isso por fora; é uma enzima chamada polifenoloxidase. Quando são cortadas, as células da fruta se quebram e forma-se um tipo de machucado. Em alguns casos, ao entrar em contato com o ar, a parte exposta escurece por causa dessa enzima. Isso não acontece só com banana e maçã, mas com pera e até legumes, como batata.

 

A CHINA é o país mais populoso do planeta, com quase 1,4 bilhão de habitantes. Pequim é a capital, mas a cidade mais populosa é Xangai, com 9,5 milhões de pessoas. Acredita-se que a China seja tão populosa por três motivos: é uma das civilizações mais antigas, com mais de 4.000 anos; o território é muito grande, com mais de 9 milhões de km² (o terceiro maior do planeta); e parte das terras é muito fértil.

 

NÃO é possível afirmar qual foi o faraó mais importante, pois os estudiosos ainda não descobriram tudo sobre os antigos governantes do Egito. Calcula-se que o primeiro viveu há mais de 5.000 anos, mas não se sabe ao certo quantos existiram. De alguns, por exemplo, tem-se apenas o nome. Daqueles que possuem registros, no entanto, dois ficaram bastante famosos: Ramsés II e Tutancâmon.

 

O BRANCO é a mistura de todas cores. Isso mesmo! As cores são luzes emitidas pelo sol ou pela lâmpada elétrica que imita a luz solar. Quando esses raios de luz chegam até nossos olhos ao mesmo tempo, enxergamos a cor branca.

 

A PÁSCOA não cai no mesmo dia todo ano porque é comemorada no primeiro domingo de lua cheia após a entrada da primavera no Hemisfério Norte (no Hemisfério Sul é início de outono). A data é calculada dessa forma porque segue o calendário lunissolar, que mistura o lunar (forma de contar o tempo pelas fases da lua: cheia, minguante, nova e crescente) e o solar (contado a partir das estações do ano). A celebração, no entanto, acontece sempre entre 22 de março e 25 de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;