Economia Titulo
Reformas aumentam vendas no Multishop
Leone Farias
Da Redaçao
03/10/2000 | 00:37
Compartilhar notícia


Depois de mudanças no quadro administrativo do Multishop, de Sao Bernardo, feitas em agosto de 1999, e, a partir desta data, uma série de medidas visando a reestruturaçao, o centro de compras, pertencente ao grupo Arteb, começa a colher os frutos dessas transformaçoes. O local registrou um crescimento de 50% em fluxo de visitaçao neste ano na comparaçao com o ano passado e uma expansao estimada de 20% em vendas no mesmo período.

Segundo o administrador, Luiz Bruno Presente, que assumiu o comando na época, como parte dos planos do grupo de trazer novo fôlego ao empreendimento, a idéia era realizar açoes para valorizar mais o shopping. Houve iniciativas como uma reformulaçao no layout, em que foram montadas lojas - até entao havia apenas estandes, com média de 6 m² de área - com cerca de 12 m² e algumas de 30 m² a 40 m², a melhoria do visual interno e a realizaçao de cursos e palestras para incentivar o comerciante a se reciclar.

Além disso, houve um trabalho para melhorar o mix de lojas, de acordo com Presente. "O objetivo era que o cliente encontrasse tudo que ele procurasse no local", afirmou. Há, ainda, um planejamento de marketing, por meio do qual foram feitas campanhas de divulgaçao, promoçoes, como sorteios de prêmios, e eventos com a comunidade que teriam ajudado a atrair mais público.

Como parte das transformaçoes, o McDonald's, que possui loja express no local, passou a ter uma unidade completa, e a Casa de Pao de Queijo também foi ampliada. Com isso, o Multishop, que tinha apenas 62 lojas abertas, passou a ter 100% de seu espaço locado, ou seja, 152 unidades ocupadas. Presente acrescentou que há agora lista de espera, com 20 comerciantes interessados em se instalar lá. No mix, passou a constar uma nova praça de alimentaçao e pontos comerciais como institutos de beleza, comércio de roupas, papelarias, relojoarias, loja de produtos esotéricos, entre outras. Foram instalados também ambulatório e fraldário para atender melhor aos clientes.

Todas essas açoes reverteram no aumento no fluxo de público, de acordo a administraçao: passaram a ser 6 mil visitantes por dia durante a semana e 8 mil por dia nos fins de semana. Pode parecer pouco, mas para um empreendimento de dimensoes modestas, de apenas 3,5 mil m² de área bruta locável, é significativo, afirmou o administrador - que prefere nao revelar os dados de investimento para a reestruturaçao.

Lojistas - Os comerciantes, de modo geral, atestaram a melhora como reflexo das açoes da administraçao. "Deu uma sensível melhorada com a divulgaçao que o shopping passou a fazer", disse o proprietário da loja Bem-me-quer, Olávio Francisco da Silva. Seu ponto, aberto há um ano e sete meses, comercializa quadros, artesanatos e peças em porcelana, e cresceu 15% no período. Ele também fez modificaçoes, ampliando o leque de produtos à venda, e projeta um fim de ano bem melhor do que no ano passado.

O lojista Paulo Yamamoto, da loja Ikebana, de produtos esotéricos - gnomos, fontes, incensos, cristais etc -, que registrou expansao de vendas de 10% em relaçao a 1999, também está otimista. "A tendência é de crescimento."

Já a relojoaria Tempomania observou aumento de faturamento próximo de 50%. Segundo o proprietário, Wilson Gonçalves, a diversificaçao do mix do shopping e os cursos vêm ajudando a se aprimorar e a atrair mais clientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;