Política Titulo Levantamento
Paço andreense projeta pesquisa para imprimir marca
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/01/2015 | 07:42
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A cúpula do governo Carlos Grana (PT), de Santo André, planeja fazer pesquisa qualitativa em breve junto ao eleitorado da cidade. A proposta é direcionar as ações do Paço para ‘imprimir marca aos olhos da população’ nos últimos dois anos de mandato a partir do resultado do levantamento. A sondagem deve ser colocada nas ruas após o período de Carnaval, em fevereiro. Faltam acertar alguns detalhes do processo. Há previsão de ajustar este encaminhamento com o retorno de todo o secretariado – boa parte volta de férias depois do dia 20 de janeiro.

O Orçamento de 2015, no valor de R$ 3,1 bilhões, não estabelece prioridades financeiras no ano. O documento ficou bem semelhante à projeção de 2014, com algumas atualizações. Certo é que existirá contingenciamento de recursos por conta do deficit nas contas públicas e a queda na arrecadação. Diante deste cenário, a gestão articula o estudo visando eleger preferências de projetos. O Paço estima fixar Mobilidade Urbana e Habitação como principais bandeiras e, por exemplo, turbinar as áreas.

O secretário de Governo, Arlindo José de Lima (PT), admitiu o interesse no levantamento. “Existe essa proposta para definição de marcas, com ideia de soltar depois do Carnaval, mas estamos discutindo isso. Não está totalmente fechado”, ponderou, alegando que a deliberação da proposta envolverá, principalmente, Grana. “Estamos debatendo essa questão de priorizarmos programas. Mobilidade pode ser ponto importante. Ficamos de bater o martelo depois da primeira reunião, no fim deste mês.”

O Paço pretende, por exemplo, tirar do papel a construção de alteamento da Avenida dos Estados, na altura do Viaduto Castelo Branco, no Santa Terezinha, e a continuação do Viaduto Antônio Adib Chammas, no Centro. Titular da Pasta de Planejamento, Alberto Alves de Souza (PT) afirmou que a pesquisa seria “mais uma ferramenta para ver a expectativa da população”. “Temos o PPA (Plano Plurianual) 2014-2017 que também nos dá parâmetros a médio prazo”, disse, ao não descartar remanejamento de verba para engrossar projetos. “Podemos focar se for necessário para redesenho de marca.”

Grana não foi localizado para comentar o assunto.




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