Automóveis Titulo Maratona
Buscando eficiência
Por Do Diário do Grande ABC
04/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem for ao Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo, de amanhã até sábado, poderá conferir a criatividade de alunos e professores na construção de protótipos de economia para a Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Nas categorias a gasolina e na estreante a etanol, os tanques dos carros foram feitos com plástico especial, derivado da cana-de-açúcar, tecnologia que ainda dá os seus primeiros passos em escala industrial.

Os modelos a etanol, construídos pela organização da prova, inovam ao usar carrocerias moldadas com uma nova resina vegetal, extraída da mamona, aplicada sobre tecidos de Kevlar. O resultado é um material ecológico e com a mesma resistência estrutural do composto comum.

Há também modelos elétricos, como o Fadim K3 (foto), com redução da voltagem das baterias de 12 para 8 volts.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;