Turismo Titulo Rio 2016
De braços abertos para os Jogos Olímpicos
Da AFP
15/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 estimulará o turismo no Brasil e em outros países da América Latina, declarou o vice-ministro do Turismo, Mario Moyses. "Vamos nos organizar com outros países sul-americanos para tentar atrair visitantes não apenas ao Brasil, como também a Argentina, Colômbia ou Peru", explicou à margem da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) em Astana (Cazaquistão).

O vice-ministro disse ainda que o Brasil planeja investir US$25,9 bilhões na construção de instalações esportivas e na melhoria da infraestrutura, como estradas, transportes públicos e hotéis.

Parte do financiamento, segundo ele, virá da iniciativa privada. Ele citou também o projeto de construção de um trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo, que deve estar concluído em 2014, a tempo da Copa do Mundo, que também acontecerá no Brasil.

Outros projetos mencionados por Moyses e que beneficiarão o turismo são a reforma do aeroporto Tom Jobim e a renovação da zona portuária do Rio. A cidade também planeja expandir a rede de metrô, lembrou o vice-ministro.

Ao comentar os problemas de segurança, Moyses destacou que a cidade "instalará câmeras de vigilância e reforçará a polícia turística". A atribuição dos Jogos Olímpicos ao Rio aconteceu em um momento de queda de turistas estrangeiros no Brasil, consequência da crise econômica mundial: de janeiro a agosto o número de visitantes internacionais caiu 4,1% e o faturamento, 10,3%.

O Brasil recebeu no ano passado 5,05 milhões de visitantes estrangeiros, que deixaram no País US$5,8 bilhões, segundo dados da OMT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;