Memória Titulo
Nascem 36 municípios, entre os quais, São Bernardo

Sem plebiscitos e eleições, as novas cidades eram criadas por decreto-lei, herança da ditadura de Getúlio Vargas que durou 15 anos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Sem plebiscitos e eleições, as novas cidades eram criadas por decreto-lei, herança da ditadura de Getúlio Vargas que durou 15 anos.
* * *
A diferença entre essas duas fotografias é de meio século: na foto mais antiga aparece o centro histórico de São Bernardo no fim do século 19, quando aqui se localizava a sede do que hoje chamamos de Grande ABC; a segunda foto é de 1945. É o ano da instalação do município de São Bernardo ‘do Campo', que se separa de Santo André. Em meio século, uma lenta, mas progressiva evolução ao longo da Rua Marechal Deodoro e no eixo do Largo da Matriz, ainda com sua antiga igreja colonial, que foi substituída pela matriz atual poucos anos depois.
São várias datas a serem lembradas:
1812 - Criação da Freguesia de São Bernardo, com abrangência regional - 200 anos a serem completados em 2012.
1889 - Elevação da Freguesia a município de São Bernardo.
1938 - O município passa a se chamar Santo André.
1944 - A antiga Vila de São Bernardo alcança a emancipação, separando-se de Santo André. Surge São Bernardo ‘do Campo'.

O decreto-lei que elevou o distrito de São Bernardo a município de São Bernardo ‘do Campo' levou o número 14.334, com data de 30 de novembro de 1944. Aquele decreto está completando hoje 65 anos.

Junto com São Bernardo foram criados mais 35 municípios: Aguaí, Álvares Machado, Bastos, Bilac, Cosmópolis, Elias Fausto, Fernandópolis, Franco da Rocha, General Salgado, Guaraci, Guarantã, Herculândia, Ibirarema, Iepê, Irapuã, Lavínia, Lavrinhas, Lucélia, Lutécia, Manduri, Miguelópolis, Mirandópolis, Neves Paulista, Nhandeara, Nova Aliança, Oriente, Oswaldo Cruz, Paranapanema (recriado), Parapuã, Quintana, Registro, Ribeirão Branco (recriado), Rinópolis, Sales Oliveira e Votuporanga.

Ainda em 1944, os líderes autonomistas e prefeitos nomeados dos 36 municípios foram reunidos no Palácio do Governo, em São Paulo, para uma solenidade estadual. E, em nome dos novos prefeitos, falou Wallace Simonsen, então prefeito de São Bernardo.

Não havia ainda a figura jurídica e constitucional do plebiscito. Este viria a aparecer em 1946 e seria aplicado em 1948, com o surgimento de novos municípios, entre os quais o de São Caetano ‘do Sul'.

Em 1945, vivia-se um momento de transição política entre o Estado Novo e o estado de direito. O povo não era chamado a eleger seus governantes municipais. As Câmaras Municipais não existiam. Tudo mudaria dois anos depois, em 1947, quando o Grande ABC, ao invés de sete, contava com dois municípios: Santo André (abrangendo a linha de São Caetano a Paranapiacaba) e São Bernardo ‘do Campo' (acolhendo Diadema).

SANTOS DO DIA

André, apóstolo (Padroeiro dos Oleiros), José Marchand, Justina, Maura e Troiano.

André foi um dos primeiros discípulos de Jesus Cristo. Era irmão de São Pedro, que o apresentou ao Mestre. Segundo antiga tradição, pregou na região dos Bálcãs e sofreu o martírio sendo crucificado numa cruz em forma de ‘X' (conhecida heraldicamente como Cruz de Santo André).

HOJE

Dia Mundial contra Pena de Morte, Dia do Estatuto da Terra, Dia da Reforma Agrária, Dia do Teólogo e Dia do Síndico.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 30 de novembro de 1979

Manchete - Taubaté vence o São José e está na Especial. Para o Santo André, ainda existe esperança: derrotou a Esportiva de Guaratinguetá ontem à noite no Pacaembu por 1 a 0, gol de Rubens.

Santo André vai disputar uma melhor de três pontos com o Marília, penúltimo colocado da divisão maior, para saber se também sobe ou se continua na Intermediária.

Transportes - Bandeira 2 é liberada na Capital.

Editorial - Conjuntura desafia motoristas de táxis.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Uma política de pleno emprego

Movimento Estudantil - Fundação Santo André permanece em greve.

Polícia - Localizado falsificador das rifas em São Caetano.

EM 30 DE NOVEMBRO DE...

1938 - Sede do município de São Bernardo transferida para Santo André. A antiga sede, na Vila de São Bernardo, é rebaixada a simples distrito.

1944 - Distrito de São Bernardo recupera a autonomia. O Grande ABC passa a ter dois municípios independentes: Santo André e São Bernardo.

1964 - Criado o Grupo Escolar de Vila Palmares, atual EE Rene Caram, instalado em 16 de fevereiro de 1965.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hje é o aniversário de Franco da Rocha, Registro, Miracatu, Sales Oliveira e Cosmópolis.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Cultura FM (103,3) - Tema e variações. Inicia-se o advento, primeiro tempo do ano litúrgico. Apresentação: maestro Júlio Medaglia; produção: Marta Fonterrada. Hoje, às 11h.

ALMANAQUE

Arthur Gonçalves de Souza Júnior
Nascimento: São Paulo (SP), 30 de dezembro de 1912.
Vereador em Santo André: 1952 a 1955.
Partido: UDN.
Prefeito de Ribeirão Pires: 1955 a 1958.
Falecimento: Ribeirão Pires, 19 de abril de 1967.
Veio para Ribeirão Pires com 14 anos e trabalhou muitos anos na unidade de Santo André das Casas Pernambucanas. Ao deixar a Prefeitura de Ribeirão Pires, dedicou-se ao ofício de corretor de imóveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;