Esportes Titulo
Pelas Eliminatórias, seleção de basquete inicia novo ciclo com técnico croata
Por
24/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Após pífia campanha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e do fracasso na Copa América em setembro, quando não conseguiu sequer vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru, o Brasil busca renascer no basquete masculino sob nova direção. O técnico croata Aleksandar Petrovic estreia contra o Chile fora de casa, nesta sexta-feira, em Osorno, às 22 horas (de Brasília), no início da caminhada das Eliminatórias para o Mundial da China, em 2019.

O novo formato do qualificatório, parecido com o futebol, promete ser um desafio, principalmente pela dificuldade na liberação dos jogadores. Aleksandar Petrovic, por exemplo, não pôde convocar para a primeira janela - o Brasil enfrenta ainda a Venezuela nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro - os jogadores que atuam na NBA. Perdeu ainda o armador Marcelinho Huertas, que não foi liberado pelo Baskonia, da Espanha, pela falta de diálogo entre Fiba e Euroliga. Augusto Lima e Marquinhos pediram dispensa.

O principal nome será Anderson Varejão. Aos 35 anos, o pivô está sem clube desde fevereiro, quando foi dispensado pelo Golden State Warriors. A seleção terá ainda outros jogadores com bagagem como Vítor Benite, Alex, Rafal Hettsheimeir e Fischer, além de jovens promissores como Yago e Lucas Dias.

"É um grupo interessante, uma mescla de jogadores jovens e experientes. Um novo ciclo está começando, muitas mudanças. O basquete brasileiro precisava disso. Agora é trabalhar e focar para fazer tudo de forma séria", afirmou Vítor Benite, do Murcia, da Espanha. "Estamos começando um novo ciclo, novas ideias, tem tudo para dar certo. Agora é trabalhar, estou bastante motivado por estar aqui na seleção", acrescentou Fischer, que também atua no basquete espanhol, no Bilbao.

CAMINHADA - A primeira fase das Eliminatórias das Américas conta com 16 seleções, separadas em quatro grupos. Os três primeiros de cada chave avançam carregando os resultados para formar dois grupos de seis países e não enfrentam os rivais da fase inicial. Os três primeiros de cada chave se classificam para o Mundial da China. A sétima vaga será do quarto melhor entre as duas chaves. A última janela será em fevereiro de 2019.

A estreia de Aleksandar Petrovic é mais um passo da retomada da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) também fora de quadra. A entidade ainda busca sair do buraco desde março, quando Guy Peixoto foi eleito presidente. A CBB está próxima de fechar um patrocinador máster. Atualmente tem acordo com Motorola, Nike e Spalding. Com pouco recursos, o salário do croata é pago pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;