Internacional Titulo
Chefe islamita pede a muçulmanos que ajudem chechenos
Por Do Diário do Grande ABC
02/11/1999 | 15:18
Compartilhar notícia


O "comandante" Kattab, um dos chefes de guerra islamitas na Chechênia, fez um apelo ao mundo muçulmano de ajuda imediata aos combatentes chechenos em sua "guerra santa" contra a Rússia "infiel".

"O Cáucaso faz parte do mundo muçulmano e os povos (do Cáucaso) nao têm recebido ajuda militar ou econômica da comunidade islâmica", disse Kattab, braço direito do chefe de guerra islamita Chamil Bassaiev, em entrevista divulgada nessa segunda-feira pela rede de televisao privada NTV.

Kattab acusou as forças russas de "massacrar" os civis em seus repetidos ataques contra a Chechênia. "Os mudjahedines (combatentes islamitas) no Cáucaso sao muitos, mas nos falta equipamento militar", disse.

Criticou os Estados muçulmanos, que consideram o conflito na regiao como um assunto da Rússia. "É uma guerra contra o Isla", continuou, agregando: "Estes povos exigem a independência. Querem se livrar da soberania russa e viver de acordo com os princípios muçulmanos".

A Rússia acusa Bassaiev, checheno, e Kattab, jordaniano ou saudita estabelecido na Chechênia há muitos anos, serem os instigadores dos atentados que deixaram um saldo de 293 mortos na Rússia em agosto e setembro passados. Em conseqüência desses atentados, as forças russas lançaram uma ofensiva terrestre com o apoio da força aérea, no dia primeiro de outubro, contra a república separatista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;