Política Titulo
Parlamentares de GO ficariam com salário de funcionários
Por Do Diário do Grande ABC
22/11/1999 | 09:22
Compartilhar notícia


O vereador Euler Ivo (PDT-GO) e sua mulher, a deputada estadual de Goiás Isaura Lemos (PDT), sao acusados de extorquir um grupo de funcionários, que chegaram a montar uma associaçao para denunciar o caso. A denúncia foi feita domingo (21) à noite no Fantástico, da Rede Globo. Os servidores acusam os dois de exigir a tomada de empréstimos na Caixa Econômica Federal. Segundo eles, todo o dinheiro tinha de ser repassado a Euler Ivo e Isaura Lemos. "Eu recebia 700 reais e passsava 300 para ele todo mês", contou uma das funcionárias em depoimento ao Ministério Público.

Há casos também de alguns funcionários recebiam para nao trabalhar. "Recebia 800 reais e repassava tudo para a deputada Isaura Lemos", contou uma servidora. "Sou uma funcionária fantasma." Nos depoimentos ao promotor Spiriden Amifantys, a funcionária contou que existia nos gabinetes dos dois acusados um sistema de coaçao para obrigar o repasse dos salários. "Era isso ou a rua". O promotor confirma que há indícios de extorsao: "Há cerca de seis ou sete depoimentos de funcionários que repassam a totalidade ou parte de seus salários para o vereador e para a deputada", afirmou.

O presidente do PDT de Goiânia, Gerson Parreira, disse que vai pedir o afastamento dos dois dos partido. "Diante das evidências de uma prática tao delituosa, o PDT em Goiânia solicitará ao diretório estadual o afastamento dos dois dos quadros do partido", afirmou.

Orquestraçao - Após a veiculaçao da denúncia, o vereador Euler Ivo informou que tudo é produto de uma campanha orquestrada por Gerson Parreira, para tirar ele e sua mulher do partido. "Somos socialistas, comunistas, de longa data, portanto, nosso mandato tem honra". Uma das partes mais comprometedoras da reportagem mostra o assessor especial de Euler Ivo, o advogado Natal Vieira, entregar R$ 1.420 -- de um salário de R$ 2.420 -- para o vereador. Uma câmera flagrou o momento do repasse. No caso da deputada, a secretária aparece acompanhando uma funcionária até a boca do caixa para retirar a parte de Isaura Lemos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;