Setecidades Titulo Educação
Mães temem fechamento de escola

Prefeitura de São Caetano anunciou transferência dos 21 alunos com deficiência da Fundação Anne Sulivan

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
12/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Mães de alunos da Fundação Municipal Anne Sulivan, em São Caetano, estão inconformadas com o encerramento das atividades educacionais oferecidas pela unidade de ensino a 21 estudantes com deficiências como surdez, surdocegueira, autismo, paralisia cerebral e outras síndromes a partir de 2015. As crianças e jovens serão transferidos para escolas da rede regular de ensino e inseridos no processo de inclusão.

Os pais foram informados sobre a decisão em reunião realizada na última semana, lembra a dona de casa Sandra Resende, 53 anos. Para ela, a rede regular de ensino da cidade não está apta a receber os alunos com deficiência. “Nossas crianças demandam atenção especial. Incluir não é só colocar junto. Temos casos de jovens que não suportam barulho, quadros graves de autismo. Precisamos de profissionais especializados e infraestrutura adequada”, destaca a mãe de jovem de 15 anos que não anda e não fala e está na fundação há oito.

As mães dos estudantes se reuniram na tentativa de buscar alternativa para o problema. Além de auxílio parlamentar, elas conseguiram 2.300 assinaturas em petição pública virtual que cobra a manutenção do serviço. “Falta vontade política para mudar o perfil da escola sem precisar prejudicar as crianças ou manter a unidade como ensino regular e incluir alunos da rede. Não vai agregar em nada para elas ficar dentro de uma sala de aula sem atividades”, comenta a analista de comércio exterior desempregada Cristine Franieck, 50, mãe de estudante de 24 anos com autismo e paralisia cerebral e que está na fundação há 17.

Para a diretora de assuntos regulatórios Samira Divino, 40, a mudança implica em perdas cognitivas para os alunos, como é o caso de seu filho de 8 anos que é autista. “Todo o ganho que eles tiveram nos últimos anos pode ser perdido. O prefeito está indo por uma via tortuosa e que trará prejuízos às crianças ao invés de optar pelo diálogo.”

A Prefeitura justifica sua ação ao levar em conta a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação, que determina a inclusão escolar. Segundo a administração, além da rede regular de ensino, há opção de os estudantes ingressarem em instituições conveniadas, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Isso dependerá de avaliação individual feita por equipe da própria fundação.

Além disso, a Prefeitura esclarece que a fundação, que existe há 37 anos, seguirá com oficinas, biblioteca, grupos de dança e teatro e outras atividades recreativas e educacionais. No setor clínico, permanecem os atendimentos em psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, hidroterapia e orientação à família.

Ainda de acordo com a administração, a rede dispõe de salas de inclusão nos ensinos Fundamental e Médio, além de professores e cuidadores capacitados a lidar com os diferentes tipos de deficiências.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;