Setecidades Titulo Reurbanização
Mauá faz obras de revitalização no Parque Capuava

Intervenções começam em 2015 e são contrapartida da Dersa por construção da extensão da Avenida Jacu Pêssego na cidade

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
06/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Ruas do Parque Capuava, em Mauá, passarão, no início do próximo ano, por obras de revitalização e reurbanização. A ação faz parte de contrapartida da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A) em virtude da construção da extensão da Avenida Jacu-Pêssego.

Para a execução do projeto, a Prefeitura lançou processo licitatório que teve como vencedora a empresa Goiânia Mauá Construtora Ltda. A administração aguarda a validação da Dersa para finalizar o processo de contratação. Serão investidos R$ 890,8 mil e o prazo de entrega do trabalho é de dez meses a contar do recebimento da ordem de serviços. No entanto, o Executivo mauaense disse que as obras estão previstas para serem entregues no primeiro semestre de 2015.

Pelo projeto, a Avenida Manoel da Nóbrega será recapeada em toda a sua extensão. A via é uma das principais do bairro e recebe, diariamente, tráfego intenso, a maioria de caminhões, já que nos arredores há diversas empresas instaladas. Ainda de acordo com o projeto, o acesso à Estação Capuava da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) receberá praça que, segundo a Prefeitura, “vai aumentar o conforto dos passageiros, inclusive com nova pavimentação”. Uma área verde já existente, localizada entre as avenidas dos Estados e Comendador Wolthers, será reurbanizada e revitalizada. Constam também do planejamento a recomposição de passeios (a maior parte se encontra em estado crítico), além de ações de paisagismo.

Comerciante da Avenida Comendador Wolthers há 17 anos, Cícero Soares Teixeira, 57, espera que as melhorias aconteçam o mais rápido possível. “Passou da hora de alguma ser feita por aqui. Há muitos buracos e as calçadas estão caóticas. Este bairro está esquecido.”

Moradores e empresários de algumas vias próximas às que passarão por intervenções também anseiam atenção. Na Rua Stéfano Malesqui, com a frequente passagem de veículos pesados, o asfalto praticamente deixou de existir. Já na Rua Cabo João Romeu Teixeira, os paralelepípedos estão completamente afundados. “A gente ouve falar que vão recapear, mas quando, só Deus sabe”, comentou o borracheiro Antonio Carlos dos Santos, 42.

Ambos os locais, porém, terão de esperar mais um tempo para serem atendidos. Segundo o Executivo, as ruas estão dentro da relação de vias a serem contempladas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Pavimentação, no aguardo da liberação de recursos pelo governo federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;