Memória Titulo Memória
Relato do sertão. E o Rotary mauaense

Muito reconfortante editar as Semanas Mauá e Diadema...

Por Ademir Medici
13/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Muito reconfortante editar as Semanas Mauá e Diadema. Organizar a ordem das matérias. Legendar as fotos. Emocionar-se com os relatos. E ver a repercussão via e-mails que os professores nos encaminham.

Luciano, Lucinete e Raquel, os professores, são os nossos interlocutores em Diadema, mas não abrimos mão de, no exercício de 2015, voltar a nos encontrar com os alunos todos que responderam à ideia desta série para celebrar mais um aniversário da cidade.

Memória está feliz por eleger a EJA do Campanário e as histórias do Dr. Rimazza, sobre Mauá, para este dezembro de 2014.

Hoje apresentamos a aluna Maria do Socorro Alves. Ela produziu duas crônicas. Segue a primeira...

Tristeza em família

Maria do Socorro Alves

A gente morava na fazenda do patrão do meu pai e lá a gente plantava melancia e quando colhia, vendia de sábado na cidade.

Meu pai sempre achava cobra nos pés de melancia. Dava enxadada nela e já aparecia outra em outro pé. Tinha muita cobra lá, comiam os ovos das galinhas, era uma tristeza!

Uma vez, minha mãe tinha um menino com mais ou menos dois aninhos.

Ela deixou minha irmã mais velha cuidando dele pra ir fazer farinha.

A minha irmã esqueceu dele e foi brincar.

Quando lembrou e foi ver, ele tava se queimando de febre. Ela pegou o menino no colo e viu uma bruta cobra perto que tinha mordido ele.
Levou pra dentro, deu banho nele, mas quando minha mãe chegou, ele tava morto.

Aí ela ficou louca. Por oito dias ela sumiu.

Meu pai foi achar ela embaixo duma planta que chama unha-de-gato, toda machucada, toda arranhada.

Ela pôs o menino na cabeça, numa caixa de papelão e ficou três dias andando com ele pra cima e pra baixo. Aí meu avô tirou dela o menino e levou pro cemitério.

Uma mulher tinha dito que se colocassem na criança uma coroa na cabeça (como talvez de costume) ele não ia pro céu. Ela ficou com a cabeça fraca.

Não parava de falar que o filho tava no inferno. Mas também dizia que via ele o tempo todo.

Minha mãe teve 18 filhos e cada filho que nascia dizia que não ia pro céu.

Ela ficou assim, não teve jeito. Foi triste!

Maria do Socorro Alves

Naturalidade – Caruaru (PE), 10-7-1945.

Pais – Maria José Alves da Silva e José Alves da Silva

Filho – César Aparecido Alves.

Atividade – Aposentada.

História de vida – “Vim pra São Paulo em 73, de ônibus, encontrar minha família. Em 1996, vim pra Diadema. A escola tem tudo de bom, comida, bons professores, alunos amigos. Eu já aprendi muito.”

O rotariano

João Sérgio Rimazza

Sou filiado ao Rotary de Mauá desde 29 de janeiro de 2007. Meu padrinho foi o Nelson João Polidoro, o presidente Wilson Alves de Amorim e o governador Marcelo Demétrio Haik.

Fui eleito para presidir o clube no biênio 2016-2017. É no Rotary que realmente posso realizar e participar de projetos que visam o bem-estar da comunidade.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Programa chega à sua centésima edição e focaliza: 34 anos sem John Lennon e 20 anos sem Tom Jobim; curiosidades sobre Lina Bo Bardim, a que revolucionou a arquitetura. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, João de Deus Martinez, berranteiro da Orquestra de Violeiros de Mauá. Vai dedilhar na viola músicas natalinas. E contar histórias de velhos dias de Natal vivenciados na fazenda em que nasceu, na cidade de Araraquara. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. A FEB (Força Expedicionária Brasileira) na guerra – primeiro de dois programas. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Santos do dia

- Luzia ou Lúcia. Como Santa Luzia, ou Santa Lúcia, é invocada contra os males da vista.

- No Grande ABC, quatro paróquias são dedicadas à Santa Luzia: Príncipe de Gales (Santo André), Jardim Atlântico e Jardim Beatriz (em São Bernardo) e bairro Santa Luzia (Ribeirão Pires). E temos as capelas de Santa Luzia nos seguintes bairros: Represa Baraldi, Parque São Bernardo, Jardim Thelma, Vila Santa Luzia (todos em São Bernardo), Jardim Nova Mauá e Vila Claudia, ambos em Mauá.

- Santa Luzia é também padroeira de Taquaruçu, no limite de Mogi das Cruzes com Paranapiacaba.

- Odila (ou Otília)

- João Marimoni

Mauá

Nasce hoje a Biblioteca Poeta Edson Bueno de Camargo. O poeta da cidade passa a denominar a biblioteca de CEU de Artes do Parque das Américas. Solenidade marcada para as 18h. A biblioteca fica na esquina das ruas América do Norte e América do Sul.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 13 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5697

Manchete – Governo promete ao FMI 170% de inflação em 1985

São Caetano – Prefeitura isenta autônomos do pagamento do ISS.

Natal – Presépios nas prefeituras já estão prontos; peças móveis no Paço de Santo André.

Polícia – Menino atropelado e morto por ônibus em Diadema.

Em 13 de dezembro de...

1519 – O piloto português Fernão de Magalhães, a serviço da Espanha, chega à baia do Rio de Janeiro. Seguirá, depois do Natal, na primeira viagem de navegação do globo. Missão: descobrir o estreito que hoje traz o seu nome.

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: os alemães abandonam a margem a oeste do Yser, que é ocupada pelos aliados.

1954 – O Primeiro Congresso Brasileiro de Cerâmica, aberto na véspera, promove visita a quatro indústrias do nascente Grande ABC: Cerâmica São Caetano, em São Caetano, e Porcelana Mauá, Cerâmica Cerqueira Leite e Porcelana Real, em Mauá.

- Borracheiros de São Paulo e Santo André assinam acordo com os patrões: os salários da categoria são reajustados em 22%.

Hoje

- Dia do Cego

- Dia do Marinheiro

- Dia do Pedreiro

- Dia do Lapidador

- Dia Nacional do Forró

Município Paulista

- Guaiçara, Luis Antonio, Ourinhos e Palmeira D’Oeste. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;