Memória Titulo Memória
O Aramaçan vai a Itu

A propósito da final do Campeonato Paulista, amanhã, no Pacaembu...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Além da dedicação ao esporte e à memória de Santo André, meu avô deixa o exemplo de caráter e integridade cada vez mais raro no Brasil. Esta é sem dúvida a maior herança que recebi dele”.

Cf. Rafael Veronesi, neto do Paschoalino Assumpção

A propósito da final do Campeonato Paulista, amanhã, no Pacaembu, Paschoalino Assumpção guardou este programa que foi distribuído em Itu em 1946. A cidade recebia o Aramaçan e se orgulhava disso. Basquetebol era a atração do dia. Tudo o mais está no programa.

Quem diria que, quase 70 anos depois, uma equipe de Itu iria decidir o certame paulista com o Santos de tantas glórias!

Obrigado, Mestre – E assim chegamos ao fim da Semana Santo André ao lado de Paschoalino Assumpção (1917-2003). Graças ao milagre da memória, ele nos deixa tanto material importante, que aos poucos iremos – nós e o José Duda Costa – dividindo com vocês.

Durante a semana mantivemos contatos quase que diários com parentes de Paschoalino Assumpção. Todos estão felizes com a lembrança do patriarca. Nós, ainda mais.

VIA-SACRA EM RIBEIRÃO PIRES - 7

Texto: Silvana Luz

Para execução da obra dos painéis sacros, vencemos algumas etapas: a fase de pesquisa das imagens, elaboração do projeto, escolha dos materiais adequados. Então se iniciou o trabalho, com uma equipe de profissionais artesãos, professores e alunos da Escola Arte Expoente, de Ribeirão Pires mesmo, além de muitos colaboradores em particular.

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS

Domingo, 12 de abril de 1964 – ano 6, nº 309

Manchete – Serviços do Hospital Anchieta sofrem críticas na Câmara de São Bernardo

HOJE

- Dia do Obstetra e da Parteira

- Dia da Carta Régia

- Dia da Intendência do Exército Brasileiro

- Dia do cosmonauta

SANTOS DO DIA

- Ângelo de Chivasso

- Ida. Nasceu no ano 1040. Descendente de Carlos Magno. De alta linhagem, restaurou igrejas e santuários, fundou mosteiros

-Júlio 1º. Papa no século 4

- Sabas Godo

- Vitor de Braga. Viveu em Braga, Portugal, no século 4. Decapitado por se recusar a cultuar deuses pagãos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 12 de abril de 1984 – ano 26, nº 5493

Série (complemento) – Onde estão as obras públicas do Grande ABC. Braido, prefeito de São Caetano, preocupa-se com as dívidas e com as enchentes.

Educação – Professores votam pelo prosseguimento da greve.

Futebol – Pela terceira fase da Copa Brasil, ontem, no Canindé: Portuguesa 1, Santo André 1.

Música – O coração brasileiro de Elba Ramalho no Aramaçan.

EM 12 DE ABRIL DE...

1929 – Sancionada a lei municipal número 274, que autoriza o prefeito Saladino Cardoso Franco a assinar contrato para o serviço telefônico do Grande ABC.

1969 – 1ª Companhia Independente de Bombeiros do Grande ABC inaugura seu novo prédio, na Alameda São Caetano, esquina com a Avenida Beraldo, no bairro Campestre. Capitão Celestino Henrique Fernandes é o comandante da companhia. A Avenida Beraldo leva hoje o nome de Avenida Prestes Maia.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música, fotografias, ‘notícias no tempo’. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h. Destaques da edição: Silvana, Pombinha Branca; Noite Ilustrada, Volta por Cima, a pedido da ouvinte Maria Marta, de Bragança Paulista; Carlos Gonzaga, Uma guitarra e um copo de vinho; Ray Conniff, Stranger in paradise.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. O apresentador viaja e deixa gravados trechos das melhores entrevistas. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Hoje: trompetista Bunny Berigan e banda; cantores Jerry Vale e Diane Schuur; amanhã: especial com Nat King Cole.Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. As Copas do Mundo no campo da História – 3, com os pontos altos e baixos do Mundial realizado em 1950 no Brasil. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

HISTÓRIA PRESERVADA

No cemitério-museu de Vila Euclides, em São Bernardo – o mais antigo do Grande ABC –, o jazigo da Família Ito, uma das primeiras famílias japonesas estabelecidas na cidade.

Visitem o site: https://www.youtube.com/watch?v=hbwyKYU-jJ0 .

João Paulo de Oliveira

SANTO ANDRÉ

Elvira Cândida Terazan, 88. Natural de Diamantina (MG). Dia 7. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Benedito Geraldo dos Santos, 84. Natural do Espírito Santo do Pinhal (SP). Dia 7. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Braz Zaccaro, 76. Natural de Guaranésia (MG). Dia 7. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

SÃO BERNARDO

Luiz Gamba, 85. Natural de São João da Boa Vista (SP). Dia 7. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO

Arlindo Caramari, 85. Natural de Campinas. Dia 6. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Carlos Gilberto Pessotti, 78. Natural de Recife (PE). Dia 2. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

DIADEMA

Adonelio José de Carvalho, 73. Natural de Maraú (BA). Dia 5. Cemitério Municipal.

Leonilda Malanche Nascimento, 58. Natural de Joaquim Távora (PR). Dia 6. Crematório Memorial Paulista, Embu das Artes (SP).

MAUÁ

Araci de Almeida Paula, 61. Natural de Campinas (SP). Dia 7. Vale dos Pinheirais.

RIBEIRÃO PIRES

Nerça de Oliveira Bueno, 76. Natural do Estado do Paraná. Dia 5. Cemitério São João Batista, Raffo, Suzano (SP).

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;