Internacional Titulo
Parlamento vai entregar uma advertência ao presidente indonésio
Das Agências
30/04/2001 | 11:47
Compartilhar notícia


O Parlamento da Indonésia deve formalizar ainda nesta segunda-feira a entrega de uma advertência para o presidente Abdurrahman Wahid. A decisão poderá levar, no mês de agosto, a uma destituição do primeiro presidente eleito democraticamente neste país de 210 milhões de habitantes, o quarto mais povoado do mundo.

Dois dos partidos políticos que gozam de maioria no parlamento apoiaram nesta segunda a proposição de enviar essa segunda advertência ao presidente Abdurrahman Wahid, o que representaria um novo passo para sua destituição.

Wahidtemom apoio de alguns deputados e 6 mil irados manifestantes nas ruas de Jacarta. Alguns desses manifestantes, procedentes do Lete e do Centro de Java, disseram estar dispostos a "morrer" para defender Wahid.

Pelo menos 9 mil policiais e soldados protegiam o edifício do parlamento, que se reuniu para debater sobre a destituição do presidente Wahid.

Wahid terá um mês para responder depois da decisão do Parlamento. Se sua segunda resposta for considerada insuficiente, o parlamento pode convocar uma sessão especial da mais alta instância legislativa, a Assembléia Consultiva do Povo (MPR).

Os 38 representantes das forças militares, cuja presença é um legado dos anos do regime autoritário de Suharto (1966-1998), não indicaram claramente durante os debates se vão se abster ou apoiarão uma segunda advertência, depois de ter aprovado a primeira em 1º fevereiro passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;